Início » Cotidiano » Feira da Agricultura Familiar vai reunir chefs de cozinha, estudantes e nutricionista na Cozinha Show

Cotidiano

Feira da Agricultura Familiar vai reunir chefs de cozinha, estudantes e nutricionista na Cozinha Show

Revelar as potencialidades dos produtos da agricultura familiar para a Gastronomia e promover a interação entre os saberes da cultura alimentar nos mais diversos municípios baianos. Esses são os principais objetivos da Cozinha Show Sabores ...
Redação NE9 Nordeste, da Agência NE9
13 de dezembro de 2022 - às 09:25
Atualizado 13 de dezembro de 2022 - às 09:25
3 min de leitura

Revelar as potencialidades dos produtos da agricultura familiar para a Gastronomia e promover a interação entre os saberes da cultura alimentar nos mais diversos municípios baianos. Esses são os principais objetivos da Cozinha Show Sabores e Saberes, um dos principais eventos gastronômicos da Bahia realizado durante a 13ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, que acontece de 14 a 18 de dezembro, no Parque Costa Azul, em Salvador.

Com o tema ‘Cozinha Étnica e Cultural: Uma Volta à Diversidade da Agricultura Familiar Baiana’, essa edição da Cozinha Show traz, além da presença de chefs de cozinha renomados da Gastronomia local, a presença de cozinheiros e cozinheiras que participam de grandes festivais gastronômicos pelo estado, reconhecendo e fortalecendo os saberes da cultura alimentar baiana.

Luciene Santos, da Reserva Extrativista de Canavieiras, referência no Festival Gastronômico do Caranguejo e Camarão, que participa pela primeira vez do evento, antecipa informações sobre a receita que vai ser apresentada na aula-show. “O caranguejo representa muito para Canavieiras e a cabeça de robalo é uma iguaria feita pelas marisqueiras daqui. Então, estamos muito ansiosas para fazer essa receita, estamos com ‘frio na barriga’ de participar de um evento como a 13ª Feira. Mas estamos muito animadas também por representar todas as comunidades da Reserva Extrativista de Canavieiras”.

A chef de cozinha, Solange Borges, destaca a importância de trazer os produtos da agricultura familiar e da culinária de terreiro para a Cozinha Show. “Como estamos no mês de dezembro, eu vou preparar um caruru homenageando Mametu Kaiango, Santa Bárbara e Iansã, reverenciando o poder feminino que tem no tabuleiro da baiana. A ideia é desmistificar que a comida de terreiro é uma comida diferenciada. Na verdade, a comida de terreiro é uma comida que todo mundo come: farofa, caruru, acarajé, frango. E apresentar também para eles os produtos de alta qualidade da agricultura familiar”.

Além das aulas-shows de chefs de cozinha e da utilização de iguarias originárias de festivais gastronômicos, a Cozinha Show abre espaço para as duas duplas de estudantes de Gastronomia que venceram o II Concurso Gastronômico Estudantil, do Centro Estadual de Educação Profissional Empreende Bahia (CEEP) e da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que irão apresentar seus pratos na Cozinha Show.

Slow Food

A programação terá ainda a palestra: Importância dos Produtos da Agricultura Familiar na Nutrição e Rendimento Físico, ministrada pelo nutricionista Daniel Cady; aulas-show com representantes do Movimento Slow Food; e Oficina de Preparo de Cafés, com baristas da Cooperativa Mista dos Cafeicultores de Barra do Choça e Região (Cooperbac).

Para se inscrever e participar da Cozinha Show 2022 acesse: https://doity.com.br/cozinha-show-de-sabores-e-saberes-da-agricultura-familiar e realize o seu cadastro.