Você sabia que, no Brasil, cerca de 199 pessoas desaparecem por dia, segundo dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP)? Muitas dessas pessoas são crianças e adolescentes, que podem estar em situação de risco ou violência. Para tentar encontrar essas pessoas o mais rápido possível, o MJSP firmou um acordo de cooperação técnica com a empresa Meta, proprietária das plataformas digitais Facebook, Instagram, Threads e WhatsApp. O Ceará é um dos estados escolhidos para o início do projeto.
O acordo faz parte do projeto de Busca de Pessoas Desaparecidas, lançado nesta quarta-feira (30), em Brasília, pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino. O projeto tem como objetivo nacionalizar as buscas de pessoas desaparecidas, sob coordenação da pasta, e estabelecer fluxos de informações, protocolos e parcerias com plataformas digitais.
Uma dessas parcerias é com a Meta, que vai disponibilizar a ferramenta Amber Alerts Brasil
nas redes sociais Facebook e Instagram. A ferramenta vai emitir um alerta de emergência de desaparecimento de crianças e adolescentes até 18 anos de idade, com dados e fotos da pessoa desaparecida, em um raio de 160 quilômetros a partir do local da ocorrência do desaparecimento.
A ferramenta já existe em 30 países e já ajudou a encontrar cerca de 1.200 crianças, de acordo com a diretora global de Responsabilidade e Segurança da Meta, Emily Vacher. No Brasil, a ferramenta vai funcionar inicialmente apenas no Distrito Federal e nos estados do Ceará e Minas Gerais, que já aderiram ao programa.
Ampliar e agilizar as buscas
Para que o alerta seja emitido, é preciso que haja uma análise de risco feita pelas secretarias de Segurança Pública dos estados e repassada ao MJSP. O alerta também pode conter informações sobre roupas que a pessoa usava quando foi vista pela última vez ou sobre o veículo supostamente envolvido em casos de rapto ou sequestro.
LEIA TAMBÉM:
– Nordeste é a região que mais impulsiona o Brasil na recuperação do setor de serviços
– MUSA DO NORDESTE vence Miss Brasil Beleza Internacional 2023; Conheça a bela!
– Estado do Nordeste vai receber investimento de R$ 123 bilhões e gerar empregos em diversas áreas
– Natal é destaque em mais de 150 países e turismo internacional abre as portas para geração de empregos
– NORDESTE ganha em setembro primeiro hotel da rede Hilton; saiba onde
O ministro Flávio Dino disse que o projeto é uma forma de ampliar e agilizar as buscas aos desaparecidos, usando a tecnologia a favor da segurança pública. “Já há uma coordenação específica na Senasp [Secretaria Nacional de Segurança Pública] sobre pessoas desaparecidas. E agora, estamos aparelhando essa coordenação com condições de efetivamente trabalhar junto com os estados. E a nossa contribuição, que não é local, evidentemente, mas nacional, é basicamente a de difusão de informações”.
Drama de milhares de famílias
O projeto de Busca de Pessoas Desaparecidas foi lançado no Dia Internacional das Pessoas Desaparecidas, 30 de agosto. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para chamar a atenção para o drama vivido por milhares de famílias que não sabem o paradeiro de seus entes queridos.
Se você conhece alguém que está desaparecido ou tem alguma informação que possa ajudar nas buscas, entre em contato com as autoridades competentes. Você também pode compartilhar os alertas do Amber Alerts Brasil nas redes sociais e ajudar a encontrar essas pessoas. Juntos, podemos fazer a diferença!