Localizada em um espaço no início da Avenida Cabo Branco, a exposição segue até o mês de fevereiro de forma gratuita e aberta ao público
Nesta sexta-feira, tem início a exposição “Floresta Branca”, que vai apresentar o trabalho de artistas plásticos nordestinos de renome nacional, e ainda uma ampla programação de palestras, oficinas, talks, mostras de artistas e artesãos, além de atividades para pessoas de todas as idades.
Gratuita e aberta ao público, a exposição trará em destaque o trabalho de três grandes nomes das artes plásticas nacionais: Sergio Helle (Ceará), Sérgio Azol (Rio Grande do Norte) e Marlene Almeida (Paraíba).
Sérgio Helle estreia na Floresta Branca com sua série Paradisus, um trabalho que mescla as mais novas ferramentas digitais com tradicionais técnicas de desenho e pintura. O artista, que tem 34 anos de carreira, já expôs em várias cidades do Brasil, Portugal e Itália. Sua obra ficará exposta até o dia 04 de janeiro.
Do dia 06 de janeiro até 05 de fevereiro será a vez do potiguar Sérgio Azol trazer “O sertão virou mar”, exposição que vai transitar entre pintura, fotografia, escultura, colagem, vídeos, murais e escrita de ficção.
E de 07 a 28 de fevereiro é a vez da paraibana Marlene Almeida expor o “Varas de Sombra”, uma pesquisa sobre a manufatura de tintas à base de pigmentos e resinas naturais.
Espaço Floresta Branca
Logo na entrada da exposição, os visitantes são levados a uma imersão no conceito da Floresta Branca, tradução da palavra tupi “Caatinga”, o único bioma exclusivamente brasileiro.
Mesclando regionalidade e tecnologia, o jardim de entrada da exposição traz três pórticos em taipa de pilão, um espelho d’água com fundo negro para refletir toda luminosidade do espaço, além de projeção mapeada em um ambiente customizado, trazendo imagens da terra, da fauna, da flora e sons da natureza, permitindo uma experiência sensorial imersiva.
Essa instalação artística foi criada pela paisagista Michelle Peyroton, que chama atenção sobre práticas sustentáveis. “Essa é uma reflexão sobre temas fundamentais para o futuro: processos construtivos inteligentes, valorização social, cultura, história, bioarquitetura, bioconstrução, entre outros”, explica Peyroton.
Curadoria
A exposição tem curadoria de César Revorêdo, jornalista e artista plástico com obras apresentadas em exposições no Brasil, Alemanha, Portugal, Espanha, Estados Unidos e outros países.
Organização
A Floresta Branca é uma iniciativa da Bauten, A4M e Trinus.co, parceiros que desenvolvem projetos, experiências e soluções, com o objetivo de melhor atender à crescente demanda do mercado de desenvolvimento imobiliário.
Apoio
O evento conta com o apoio de CASACOR Paraíba, Coral, Criare, Emlur, Maped, Metro Ladrilhos Hidráulicos, Mundo das Tintas, Palitot Outdoor Living (Grupo Vime) e São Braz.
Confira a programação do mês de Dezembro:
16.12: Inauguração
16h às 21h
17.12: Oficina de Hand Lettering
Ministrada por Rayssa Fernandes, terão duas turmas para a oficina, cada uma com 10 pessoas
Turma 1: 17h (inscrições encerradas)
Turma 2: 18h
21.12: Cantata de Natal
Cantata – Coral Infantil da Unimed: 18h
Papai Noel e os duendes: 19h
Serão entregues pipoca e algodão doce para as 100 primeiras crianças (Espaço Chocolates Lugano).
22: Oficina de Xilogravura
Turma 1: 15h (para convidados)
Turma 2: 17h (aberta ao público)
A oficina contará com a presença de Pablo Borges, filho do grande artista popular José Francisco Borges, um dos mais famosos xilógrafos do país.
24 e 25: Fechado
27: Oficina Infantil “Eu que faço” e Atividade de Xilogravura
Oficina Infantil “Eu que faço”
Turma 1: 17h (inscrições encerradas)
Turma 2: 18h
Cada turma contará com 8 crianças, que terão 1 hora para montar um colar e uma pulseira.
Atividade de Xilogravura
16h às 18h
Serão disponibilizadas matrizes para que as pessoas possam imergir na experiência de elas mesmas colocarem tinta, passar o rolo e carimbar a matriz no papel. A arte é do participante, que poderá levar o resultado.
28: Atividade de Xilogravura
16h às 18h
Serão disponibilizadas matrizes para que as pessoas possam imergir na experiência de elas mesmas colocarem tinta, passar o rolo e carimbar a matriz no papel. A arte é do participante, que poderá levar o resultado.
31: Fechado
A programação pode sofrer alterações, confira a agenda atualizada no site oficial da exposição: www.florestabranca.com.br
SERVIÇO – EXPOSIÇÃO FLORESTA BRANCA
Período: de 16 de dezembro a 28 de fevereiro
Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 16h às 21h (nas segundas fecha para manutenção)
Endereço: Avenida Cabo Branco, 1630
Entrada: Gratuita
Artistas principais em exposição: Sérgio Helle, Sérgio Azol e Marlene Almeida
Mais informações (programação e inscrições): www.florestabranca.com.br
—