O Nordeste Está Aqui!

InícioEconomiaExpoema 2024 começa dia 01 de setembro

Expoema 2024 começa dia 01 de setembro

Já está quase tudo pronto para a 64ª edição da Exposição Agropecuária do Maranhão (Expoema), uma das mais tradicionais feiras agropecuárias do estado, que este ano acontece de 1º a 8 de setembro, no Parque Independência, em São Luís. Realizada pela Associação dos Criadores do Maranhão (Ascem), em parceria com o Governo do Maranhão, a Expoema reúne em um só lugar, shows, mostras agropecuárias, competições, capacitações e várias opções de lazer e entretenimento.

Com mais de 60 anos de existência, a Expoema 2024 celebra um feito histórico para o setor agropecuário maranhense: essa será a primeira vez que a exposição será realizada após o Maranhão ser oficialmente reconhecido como zona livre da febre aftosa sem vacinação. Usando como mote o novo cenário do rebanho maranhense, a edição 2024 da exposição terá como tema: “Maranhão Livre da Febre Aftosa sem Vacinação: o agro maranhense para o mundo”. 

- Continua depois da publicidade -

Shows

Para divulgar a edição 2024 da Expoema, Brandão publicou uma série de postagens nas redes sociais anunciando a programação do evento, que vai contar com grandes nomes da música sertaneja, do forró e do arrocha. “Vai começar a 64ª Expoema, a mais tradicional feira agropecuária maranhense estará de portas abertas a partir de 1° de setembro. Um espaço de lazer, venda de equipamentos, exposição, compra e venda de animais e fortalecimento do agronegócio”, informou o governador.

Shows com a cantora Fabrícia, Nadson O Ferinha e com a dupla Diego & Victor Hugo, marcam a festa de abertura da exposição, no domingo, dia 1º. Na quarta-feira (4), o palco será tomado pela música brega, com shows de três expoentes do gênero: Silvanno Salles, Léo Magalhães e Zezo. Para fechar a programação, no domingo (8), sobem ao palco no Parque Independência, a banda de forró romântico Seu Desejo, o cantor Grelo da Seresta e o cantor Batista Lima, ex-vocalista da banda Limão com Mel.

Esta edição contará com uma noite dedicada à música cristã, com shows de Forró D’Crente e da cantora e compositora de música cristã, Isadora Pompeo na terça-feira (3).

Entretenimento, exposições, capacitações e competições

Para além da programação cultural, a Expoema aglutina dezenas de outras atividades, como Exposição de Animais, Prova de Hipismo, Prova de Três Tambores, Torneio Leiteiro e Julgamento de Raças de Caprinos e Ovinos. Mas as atrações não param por aí. A área de exposição também vai dispor com uma série de ações estaduais, fruto da ação de vários órgãos de Estado, como a Aged, a Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp), o Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Viva/Procon) e o Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc).

Também participam de forma direta e indireta da Expoema, equipes da secretarias de Estado de Agricultura e Pecuária (Sagrima), Cultura (Secma), Infraestrutura (Sinfra), Segurança Pública (SSP), Indústria e Comércio (Seinc), Desenvolvimento Social (Sedes), Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) e Trabalho e Economia Solidária (Setres).

Uma das iniciativas agendadas para esta edição será a participação da Cozinha Aromas e Sabores, espécie de cozinha interativa promovida pela Agerp, onde serão produzidos pratos no local do evento com a utilização de produtos da agricultura familiar. A agência vai proporcionar, ainda, a comercialização de pimenta, geleias e doces de produtos oriundos da agricultura familiar, com a participação da agricultora Elena Viégas, proprietária da empresa Casa de Elena.

A Agerp também proporcionará a comercialização de artesanato da empresa Artes em Madeiras e de flores com a empresa Viveiro Alberto. Também serão ofertadas capacitações, como palestras e oficinas, no estande da Agerp. As palestras gravitarão por temas como alimentação saudável e segurança alimentar, criação de animais de pequeno porte, beneficiamento do pescado, apicultura e seus subprodutos, entre outros.

Pesquisa de movimentação econômica

O Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc) vai marcar presença no evento com a aplicação de pesquisa para compreender a movimentação econômica e o nível de geração de emprego e renda durante a 64ª Expoema.

Durante a exposição, o instituto também vai realizar uma exposição de equipamentos utilizados em pesquisas e estudos de campo, a exemplo de drones, GPS e o aplicativo Imesc Amplo, além de mostra com publicações e mapas elaborados pelo Imesc.

LEIA TAMBÉM:
Capital no Nordeste tem concurso com quase 600 vagas
Raul Seixas: 35 Anos de Saudade do Maluco Beleza
IBGE: Nordeste ganha nova Região Metropolitana
Estado do Nordeste distribuirá remédios à base de cannabis

O instituto ministrará, ainda, três oficinas durante o evento: Perspectivas da atividade leiteira no Maranhão; Energia solar no Maranhão: inovação e sustentabilidade para o desenvolvimento regional; O uso do drone como ferramenta de pesquisas espaciais. Todas as oficinas serão ministradas no Pavilhão do Conhecimento, nos dias 6 e 7 de setembro.

Espaços instagramáveis, Mais Renda e Minha Renda

Na 64ª edição da Expoema não poderia faltar o espaço dedicado a beneficiários dos programas Mais Renda e Minha Renda, que vem marcando presença em todos os grandes eventos públicos estaduais, como o São João e o Carnaval. Coordenada pela Sedes, a praça de alimentação na Expoema contará com 20 carrinhos do Mais Renda e cinco beneficiários do Minha Renda.

LEIA TAMBÉM:
CLP: Paraíba é o estado mais competitivo do Nordeste
Nordeste tem 9 dos 10 maiores parques eólicos do Brasil
Estudo revela onde estão os 332 superinteligentes do Nordeste

O local também contará com uma série de espaços instagramáveis – locais projetados e decorados como cenários fotográficos – produzidos pela Secma, pasta responsável pela programação cultural e pela produção da arena de shows e do Barração do Forró, que depois do sucesso no Arraial do Ipem, vai fazer todo mundo dançar no Parque Independência.

A Expoema 2024 também contará com a comercialização de produtos da economia solidária, por meio do Centro de Referência Estadual de Economia Solidária do Maranhão (Cresol), organizado pela Setres, além de várias ações capitaneadas pela Sagrima, como a exposição de produtos com degustação in natura de frutas e produtos da pecuária, além da gravação do Posts Sagrima, oficinas, Cozinha Show, programação infantil e muito mais.

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Estado do Nordeste é o que mais vai crescer no Brasil em 2024

Um estado do Nordeste é o que mais vai crescer no Brasil em 2024. E é por conta disso que a Paraíba está em...