O Rio Grande do Norte tem a maior previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) da Indústria em 2024 entre todos os estados brasileiros, com um aumento projetado de 10,1%.
A estimativa foi divulgada na mais recente edição da, publicação do Banco do Brasil que traz análises de especialistas em cenários econômicos. Além disso, o estado também aparece com o terceiro maior percentual de crescimento no PIB total, com 4,4%, empatado com o Pará.
Estudo Nacional do Banco do Brasil
Na edição publicada na última segunda-feira (09.09), os analistas do Banco do Brasil revisaram para cima as projeções de crescimento do Rio Grande do Norte, com base no desempenho econômico do estado ao longo deste ano.
Resenha Regional
A “Resenha Regional” é uma publicação mensal que traz as principais projeções e indicadores econômicos por estado, com análises detalhadas para orientar estratégias de investimento e mercado.
O estudo aponta o estado como um dos destaques no cenário econômico nacional, com uma evolução ainda maior do que a esperada anteriormente na atividade industrial local.
De acordo com a “Resenha Regional”, o Maranhão (17,3%) e o Rio Grande do Norte (15,2%) foram os estados que apresentaram os melhores resultados no período recente, com o desempenho potiguar sendo impulsionado pelas indústrias de coque, derivados de petróleo, biocombustíveis e confecção de vestuário.
Esses setores foram essenciais para que o RN alcançasse a projeção de crescimento anual de 10,1% na indústria, seguido pelo Ceará com 6,5%.
Essa previsão coloca o estado bem acima da média da região Nordeste, estimada em 5%, e da média nacional, que é de 3,4% para a indústria. Além disso, o setor agropecuário do Rio Grande do Norte também deve crescer significativamente, com uma estimativa de avanço de 9,8%.
As projeções para o PIB total do estado também foram revisadas, agora prevendo um aumento de 4,4% em 2024, a quarta maior taxa de crescimento entre os estados brasileiros, superando a média nacional de 3% e a média regional de 3,4%.
LEIA TAMBÉM:
– Como o Nordeste já “rodou o mundo” há 2 bilhões de anos
– Estado do Nordeste lança edital de concurso com 4 mil vagas
– Cometa do Século: Nordeste se prepara para espetáculo no céu
– Nordeste tem 2 cidades do interior entre as mais eficientes do Brasil
O secretário de Desenvolvimento Econômico do estado, Sílvio Torquato, destacou a importância das projeções da “Resenha Regional”, ressaltando que elas são fundamentadas em análises técnicas especializadas. Ele afirmou que esses números refletem os acertos das políticas de incentivo a empreendimentos e do ambiente de negócios no Rio Grande do Norte.
Torquato mencionou como fatores-chave o Programa de Estímulo ao Desenvolvimento Industrial do RN (PROEDI), implementado na gestão da governadora Fátima Bezerra, substituindo o antigo PROADI, e o diálogo contínuo com os setores produtivos.
LEIA MAIS – Nordeste tem 2 cidades do interior entre as mais eficientes do Brasil
Ele também citou a aprovação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa e da Lei do Gás, como medidas que fortalecem a economia do estado.
Maiores crescimentos projetados no Brasil – PIB Industrial
- Rio Grande do Norte: 10,1%
- Ceará: 6,5%
- Mato Grosso do Sul: 5,7%
- Paraíba: 5,6%
- Goiás: 5,4%
- Pernambuco: 5.3%