O Nordeste Está Aqui!

InícioEconomiaEstudo aponta que varejo no Brasil deve crescer quase 4% este ano

Estudo aponta que varejo no Brasil deve crescer quase 4% este ano

Com o avanço da vacinação contra a Covid-19 no país, que já atinge 67,7% da população com a imunização completa, a expectativa do mercado é de aquecimento no comércio em 2022. De acordo com um relatório elaborado pela EMIS, plataforma digital pertencente ao Grupo ISI Emerging Markets, a perspectiva é de que o volume de vendas no varejo brasileiro cresça 3,8% neste ano.

A crescente digitalização de empresas do ramo varejista – que fez com que, segundo dados da Sondagem do Comércio, feita pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), as vendas realizadas por meio do e-commerce representassem 21,2% do faturamento total do varejo em 2021, ante a 9,2% no período anterior à pandemia de Covid-19 – é uma tendência que deve se consolidar de forma cada vez mais célere, segundo especialistas do setor.

- Continua depois da publicidade -

Nesse sentido, desenvolvendo e aprimorando a cada vez maior presença do digital no comércio, ganha força para 2022 o chamado omnichannel, que consiste na integração dos canais off-line e on-line nas estratégias de vendas das empresas. Este modelo híbrido “phygital” (ou “figital”, em um termo aportuguesado), que une o “físico” com o “digital” aponta, ainda, para novas possibilidades, como a utilização do metaverso nas ações de vendas de companhias que já atingiram um maior grau de desenvolvimento tecnológico em suas estratégias comerciais.

Omnichannel

De acordo com o estudo “Carat Insights: Projeções para o Varejo 2022″, realizado pelo Instituto Locomotiva, a omnicanalidade é algo cada vez mais presente no cotidiano do consumidor brasileiro: 70% dos respondentes da pesquisa disseram que já compraram em lojas físicas para receber em casa e 88% acreditam que as lojas físicas e on-line devem ser ainda mais integradas.

Outra pesquisa recente sobre o assunto, realizada pela empresa especialista em tecnologia para o varejo Linx, indicou que as experiências de compra que integram os meios físico e digital aumentaram durante a última Black Friday. Segundo o estudo, levando-se em consideração apenas a sexta-feira de descontos, a modalidade pick-up in store (quando o cliente compra de forma on-line e retira o produto na loja física) cresceu 139% em relação ao mesmo período do ano passado, ao passo que o chamado ship from store (em que o consumidor realiza a compra on-line e o pedido é entregue a partir da loja física mais próxima do endereço) teve um crescimento de 44%.

Para Guilherme Mello, CEO da Loopa, empresa de tecnologia financeira, os clientes tendem a, cada vez mais, valorizar “experiências completas de consumo”. Assim, a integração entre os pontos de venda físicos e digitais configura-se como uma das principais tendências para o varejo em 2022. “Adotar este processo será pré-requisito para ter um negócio de sucesso”, afirma.

O executivo avalia que “para gerenciar tantos canais de vendas”, o empreendedor deverá contar com o apoio da tecnologia, “com ferramentas automatizadas, sobretudo de gestão financeira, capazes de o ajudarem no dia a dia, trazendo mais praticidade e agilidade para a tomada de decisão”.

Metaverso

Para o CEO da Loopa, além disso, o surgimento de tecnologias inovadoras, como metaverso, deverá impactar os negócios “como um todo”, moldando, de forma revolucionária, as novas configurações do varejo. “Essa tendência mostra que o empreendedor varejista deve ficar antenado na transformação digital para não ficar para trás”, diz

Um estudo da Bloomberg Intelligence indica que as possibilidades de negócio geradas com a utilização da tecnologia do metaverso poderá atingir a cifra de US$ 800 bilhões (cerca de R$ 4,5 trilhões) em 2024. Para especialistas, com experiências de RA (Realidade Aumentada) e RV (Realidade Virtual) os consumidores poderão, por exemplo, explorar marcas e produtos a partir de suas próprias casas, sem precisar se dirigir às lojas físicas para experimentar novos produtos antes de realizar as compras.

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Bahia publica estudo sobre Febre Oropouche em revista científica dos EUA

Técnicos da vigilância da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) publicaram um estudo no prestigiado periódico Emerging Infectious Diseases do Centro de...