Unir inovação e sustentabilidade em uma invenção para transformar a energia dos ventos em eletricidade. Este é o Aerogerador do Sertão, projeto dos estudantes do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Lucinete Santana da Silva, em Paulistana. A princípio, eles estão representando o Piauí na 4ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) em Brasília.
Conheça as Características do Projeto “Aerogerador do Sertão”
- Tecnologia Sustentável: Transforma a energia dos ventos em eletricidade.
- Materiais Reciclados: Contudo, utiliza peças reaproveitadas, como partes de motocicletas, baterias e tubos metálicos.
- Acessibilidade: Solução de baixo custo, especialmente projetada para comunidades sem acesso à energia convencional.
- Desenvolvimento Colaborativo: Envolveu 31 alunos do Ensino Médio e da Ejatec.
Em suma, o projeto “Aerogerador do Sertão” destaca o potencial dos jovens do Nordeste e reforça a importância da educação técnica na criação de soluções inovadoras para os desafios sociais e ambientais do Brasil.
LEIA TAMBÉM:
– Como uma ferrovia pode revolucionar o Turismo no Nordeste
– Estado do Nordeste salta 1.648% na geração de empregos formais
Em exposição na Arena BRB, um dos maiores complexos para eventos do Brasil, no período de 26 a 28 de novembro, a produção do Aerogerador do Sertão envolveu 31 alunos do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos com Técnico ( Ejatec). Desse modo, eles trabalharam juntos para criar uma tecnologia que une inovação e sustentabilidade.
Os estudantes destacam a importância da experiência:
- Troca de Conhecimento: A princípio, tiveram a oportunidade de conhecer mais de 400 projetos de diferentes regiões do Brasil.
- Impacto Social: Ao mesmo tempo, apresentam o projeto como uma solução acessível para comunidades carentes, promovendo a sustentabilidade energética.
LEIA MAIS – Estudantes criam luva inovadora para pacientes com Parkinson
Sobre a 4ª Semana de EPT
Promovida pelo Ministério da Educação (MEC), a Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica tem como tema “Inovação, Inclusão e Sustentabilidade”. O evento inclui:
- Palestras e Oficinas.
- Debates e Mostra Tecnológica: Apresenta projetos nas áreas de Inteligência Artificial, Robótica, Drones e Realidade Virtual.
LEIA TAMBÉM:
– Turismo de Instagram no Nordeste: quais os destinos mais ‘Instagramáveis’
– Cinco lugares perfeitos no Nordeste para fugir da escala 6×1
– Como investir em sustentabilidade vai fazer o Nordeste crescer