Início » Política » Estratégias da Economia Criativa de João Pessoa são debatidas em encontro no Ministério da Cultura

Política

Estratégias da Economia Criativa de João Pessoa são debatidas em encontro no Ministério da Cultura

A busca por fortalecer a Economia Criativa na cidade de João Pessoa ganhou destaque em uma reunião realizada na quarta-feira (2) na sede do Ministério da Cultura, em Brasília. Representantes da capital paraibana e outras ...
Redação NE9 Nordeste, da Agência NE9
4 de agosto de 2023 - às 08:32
Atualizado 4 de agosto de 2023 - às 08:32
2 min de leitura

A busca por fortalecer a Economia Criativa na cidade de João Pessoa ganhou destaque em uma reunião realizada na quarta-feira (2) na sede do Ministério da Cultura, em Brasília. Representantes da capital paraibana e outras 11 cidades integrantes da Rede Brasileira de Cidades Criativas da Unesco – ECriativa, se reuniram com a ministra Margareth Menezes para compartilhar experiências e estabelecer colaborações.

A participação de João Pessoa na Rede ECriativa é notável, sendo a única cidade reconhecida no segmento de Artesanato e Artes Populares. Vaulene Rodrigues, secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da capital, destacou a natureza construtiva do encontro.

“Apresentamos à ministra as vivências das cidades que integram a ECriativa. Propusemos também uma parceria entre a Rede e o ministério, com o intuito de amplificar os impactos positivos das políticas públicas de apoio à Economia Criativa em todas as cidades do Brasil, abrangendo todo o território nacional”, afirmou.

As Cidades Criativas da Unesco desempenham um papel orientador em cada país, auxiliando as cidades a alcançar um padrão internacional de excelência e influenciando os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável através de políticas municipais de apoio à Economia Criativa.

Para apoiar o desenvolvimento dessas políticas e negócios criativos em todas as cidades brasileiras, a ECriativa oferece experiências de capacitação em rede, por meio de parcerias em projetos nacionais e internacionais, como o Modelo de Maturidade de Cidades Criativas (MMCC) e o Fórum Brasileiro de Territórios e Cidades Criativas.

“Com base nisso, a comissão entregou uma carta à ministra durante a reunião, propondo ações para fortalecer a Economia Criativa em todo o Brasil, aproveitando o conhecimento e os critérios seguidos pela Rede, conforme as diretrizes da Unesco”, explicou Vaulene Rodrigues.

No encontro, também foi proposta a criação do Fórum Brasileiro de Territórios e Cidades Criativas, que envolveria territórios e cidades que priorizam a cultura em suas ações. Através desse ambiente colaborativo, as cidades brasileiras poderiam acessar o MMCC e seus recursos para trilhar um caminho de desenvolvimento até alcançar padrões de negócios criativos de nível global, estando qualificadas para buscar o Selo de Cidade Criativa da Unesco.

REDAÇÃO com Assessoria