Início » Cotidiano » Estados do Nordeste são palco de espetáculo no céu

Cotidiano

Estados do Nordeste são palco de espetáculo no céu

Olha só que espetáculo gratuito o céu nos proporcionou na noite da última segunda-feira (27)! E dois estados do Nordeste foram palco desse show. A princípio, a Bahia e Sergipe participaram desse momento. Contudo, Goiás, ...
Redação, da Agência NE9
30 de outubro de 2025 - às 08:26
Atualizado 30 de outubro de 2025 - às 08:26
3 min de leitura

Olha só que espetáculo gratuito o céu nos proporcionou na noite da última segunda-feira (27)! E dois estados do Nordeste foram palco desse show. A princípio, a Bahia e Sergipe participaram desse momento. Contudo, Goiás, Distrito Federal e Minas Gerais também registraram o fenômero. Em suma, trata-se de uma luz rápida e brilhante cruzando o firmamento por volta das 21h50.

Muita gente parou o que estava fazendo para observar, filmou e compartilhou a cena incrível nas redes sociais. A pergunta que não queria calar era: o que era aquilo? Um meteoro? Um OVNI? A explicação, dada pelos especialistas da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon), é mais simples e ainda mais fascinante.

Um “Lixo” Muito Especial

A estrela cadente da vez provavelmente era um pedaço de lixo espacial. Mais especificamente, um fragmento do foguete chinês Long March 71, que foi lançado em junho deste ano para colocar um satélite em órbita.

Esses objetos, quando ficam vagando pelo espaço, podem eventualmente ser “puxados” de volta para a Terra pela gravidade. E é aí que a magia acontece: ao mergulhar na nossa atmosfera a uma velocidade absurda de mais de 20.000 km/h, o pedaço de metal aquece tanto com o atrito com o ar que simplesmente pega fogo! É como riscar um fósforo, mas em uma escala gigantesca.

Ele Pode Cair na Minha Cabeça?

Essa é a pergunta que assusta todo mundo, mas a boa notícia é que a chance é mínima. Na grande, grande maioria das vezes, esses detritos se desintegram completamente antes de chegar perto do solo. A atmosfera da Terra é nossa protetora, queimando qualquer intruso indesejado.

No entanto, em situações raríssimas, pedaços maiores podem resistir. Foi o que aconteceu no Paraná em 2022, quando um fragmento de um foguete da SpaceX, pesando incríveis 600 kg, foi encontrado no chão. São casos excepcionais que mostram como o espaço, mesmo sendo vasto, está cada vez mais perto de nós.

Um Show de Fogo no Céu

Por mais que o termo “lixo espacial” soe um pouco sujo, o fenômeno que testemunhamos foi um evento astronômico legítimo e belíssimo. Ele despertou a curiosidade de moradores e astrônomos amadores, que tiveram alguns segundos de puro encantamento.

É um lembrete de que o universo é um lugar dinâmico e que nossas aventuras espaciais, por mais avançadas que sejam, sempre deixam um rastro – que, vez ou outra, se transforma em um espetáculo de luz para nós, aqui embaixo.