O Nordeste Está Aqui!

InícioEconomiaEstado participa diretamente da retomada das atividades da Fábrica de Fertilizantes de...

Estado participa diretamente da retomada das atividades da Fábrica de Fertilizantes de Sergipe

As ações realizadas pela Agrese foram importantes para que a Unigel Agro pudesse contar com o fornecimento de gás natural, insumo indispensável para as atividades realizadas na planta, com previsão de movimentação de 1.100.000 m³/dia

A retomada das atividades da Fábrica de Fertilizantes de Sergipe (Fafen-SE), que após arrendada pela Proquigel Química S.A. passou a ser chamada Unigel Agro Sergipe, foi resultado do empenho do governo do Estado, que envidou os esforços necessários para que a reativação ocorresse, contando para isso com mobilização de diversos órgãos incluindo a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Sergipe (Agrese).

- Continua depois da publicidade -

As ações realizadas pela Agência Reguladora foram importantes para que a Unigel Agro pudesse contar com o fornecimento de gás natural, insumo indispensável para as atividades realizadas na planta, com previsão de movimentação de 1.100.000 m³/dia.

Para viabilizar a aquisição do gás, em conformidade com o Regulamento dos Serviços Locais de Gás Canalizado no Estado de Sergipe, a Agrese editou a portaria n°: 10/2021 de 29 de janeiro de 2021, por meio da qual enquadrou a Proquigel S.A. como consumidor livre de gás natural no Estado.

Outro ato importante para a retomada foi o registro de comercializador de gás a Petrobrás, para que a mesma pudesse atuar no mercado de Sergipe, o que foi oficializado por meio da portaria n°: 07/2021 da Agrese no dia 20 de janeiro de 2021.

A Agrese também autorizou a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) assinar o contrato com a empresa Proquigel Química para o fornecimento de água bruta, insumo necessário além do gás para o retorno às atividades da Fábrica.

Também por meio da Agrese, através da Diretoria Executiva com homologação do Conselho Superior, foi concedida a autorização para que fosse pactuado o contrato de movimentação de gás entre a Sergipe Gás (Sergas) e a Proquigel Química S.A. como previsto no Regulamento dos Serviços Locais de Gás Canalizado no Estado de Sergipe.

“Com esses quatro atos foi possível dar viabilidade a reabertura da Fafen-SE, assim como tanto desejou o governador Belivaldo Chagas, dada à importância econômica desta atividade no estado”, afirmou o diretor presidente da Agrese Luiz Hamilton Santana de Oliveira.

Segundo a diretora técnica da Agrese, Regina Luana Santos de França do Rosário, as ações protagonizadas pela Agrese só foram possíveis devido à reformulação do regulamento dos serviços locais de gás canalizado no estado de Sergipe, realizada em 2019. “Nosso regulamento tem sido uma referência para o país no tocante a abertura do mercado de gás natural. E a consolidação desse projeto só reafirma o propósito de modernização do arcabouço regulatório em sintonia com o mercado de gás natural”, finalizou a diretora.

FONTE: SECOM SE

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos