Estado do Nordeste vai ter redução na conta de energia em maio

Subestacao equatorial Foto Equatorial Alagoas
Subestacao equatorial Foto Equatorial Alagoas

A conta de luz dos alagoanos vai ficar mais barata. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, nesta terça-feira (29), a redução no reajuste tarifário anual aplicado pela Equatorial Alagoas.

A medida beneficia tanto consumidores residenciais (classe B1) quanto os chamados consumidores cativos, como indústrias, comércios, área rural e iluminação pública

portanto, o novo percentual médio de redução é de 6,7% e passa a valer a partir do dia 3 de maio de 2025, impactando cerca de 1,4 milhão de unidades consumidoras em todos os 102 municípios atendidos pela distribuidora no estado.

Sobre a decisão da Aneel

Segundo a decisão da Aneel, os consumidores residenciais (classe B1) terão um desconto direto de 6,99% na fatura. Para os consumidores cativos em baixa e alta tensão, que incluem setores comerciais, industriais e serviços públicos, a queda na tarifa será de 6,79%.

Além disso, a Equatorial Alagoas obteve aprovação para o diferimento de R$ 150 milhões, solicitado junto à Aneel. O valor será usado para reduzir impactos futuros, suavizando oscilações tarifárias entre 2025 e 2026.

Assim, o reajuste tarifário anual (RTA) ocorre nos anos em que não há o reajuste tarifário periódico (RTP) e considera custos com geração, transmissão, distribuição, impostos e encargos setoriais.

Em resumo, para o superintendente de Políticas Energéticas da Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics), Bruno Macedo, a redução é fruto de uma ação conjunta entre a Aneel, a distribuidora e o Conselho de Consumidores da Equatorial Alagoas (Ccedal), com apoio do governo estadual.

“Esse reajuste negativo reflete o comprometimento com uma política tarifária justa e sustentável, além de favorecer diretamente as famílias, incentivar o consumo consciente e fortalecer a economia dos municípios alagoanos”, destacou Macedo.

LEIA TAMBÉM
Bahia desenvolve tecnologia pioneira para produção de hidrogênio verde
Nordeste dispara número de startups e vira polo de inovação
Nordeste tem três cidades entre as mais felizes do Brasil
Nordeste tem o melhor restaurante do Brasil em 2025