Início » Turismo » Estado do Nordeste vai receber 6,3 milhões de turistas no verão

Topo

Estado do Nordeste vai receber 6,3 milhões de turistas no verão

A Bahia se prepara para receber um fluxo de 6,3 milhões de turistas na alta estação, um aumento de mais de 20% em relação ao ano passado. Para garantir a qualidade e a sustentabilidade do ...
Redação, da Agência NE9
1 de outubro de 2023 - às 07:22
Atualizado 1 de outubro de 2023 - às 07:22
4 min de leitura

A Bahia se prepara para receber um fluxo de 6,3 milhões de turistas na alta estação, um aumento de mais de 20% em relação ao ano passado. Para garantir a qualidade e a sustentabilidade do turismo no estado, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur-Ba), lançou o projeto Avança Turismo Bahia, que tem como proposta inovar nas 13 zonas turísticas baianas e nos municípios do interior com vocação turística.

O projeto, que teve seus trabalhos iniciados em Salvador e Itaparica, na Baía de Todos-os-Santos, oferece capacitações, orientações e vistorias para os profissionais e empresas do setor, além de facilitar a inscrição no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur). A iniciativa visa qualificar a oferta e a regulação da rede hoteleira, bem como o atendimento personalizado, a digitalização e o uso de tecnologia.

O secretário estadual de Turismo, Maurício Bacelar, destaca que as metas do Governo do Estado passam pelo fortalecimento do setor na Bahia. “Estamos trabalhando para melhorar a infraestrutura, promover os destinos em nível nacional e internacional, apoiar eventos que potencializam o turismo, fazer parcerias para o desenvolvimento sustentável e diversificar os destinos. Além disso, estamos preparando estratégias para a retomada segura após a pandemia das atividades turísticas, a exemplo do turismo de negócios”, afirma.

A Bahia é um dos destinos mais procurados do mundo.

Parcerias

Uma das estratégias é a parceria com a Azul Linhas Aéreas Brasileiras, que lançou um pacote de novos voos diretos para Salvador, em parceria com a Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult). Ao todo, são sete novas linhas diretas com a capital baiana para a temporada 2023/2024, que têm o objetivo de potencializar o turismo e a vinda de novos visitantes de todo o país.

LEIA TAMBÉM:
A ponte dos sonhos: obra que ligará Cabedelo a Lucena vai sair do papel
Estado do Nordeste impressiona e dispara atividade industrial em 50%
O dia em que Jorge Amado inspirou o Paralamas a compor um clássico da música brasileira
Conheça a Serra da Barriga, símbolo do Brasil colonial no coração do Nordeste

O diretor de Turismo da Secult, Gegê Magalhães, destaca a importância da concretização dessa parceria. “Conseguimos viabilizar esses voos dedicados para Salvador, que serão muito importantes para que os visitantes venham já com seus pacotes fechados com hotéis, passeios, para que possam usufruir de toda a programação do nosso verão, quando teremos eventos praticamente todos os dias. Além de aproveitar nossa cultura, nossa gastronomia e nossa história”, diz.

Origem Destino Dia da semana Período
Ribeirão Preto (RAO) Salvador (SSA) Terça-feira Dezembro (19, 26) e janeiro (02, 09, 16, 23, 30)
São Paulo (CGH) Salvador (SSA) Sexta-feira Dezembro (15, 22, 29), janeiro (05, 12, 19, 26) e fevereiro (02)
São José do Rio Preto (SJP) Salvador (SSA) Segunda-feira Dezembro (18, 25) e janeiro (01, 08, 15, 22, 29)
Goiânia (GYN) Salvador (SSA) Quinta-feira Dezembro (21, 28), janeiro (04, 11, 18, 25) e fevereiro (01)
Campinas (VCP) Salvador (SSA) Sábado (2 vezes por semana) Dezembro (02, 09, 16, 23, 30), janeiro (06, 13, 20, 27) e fevereiro (03, 10, 17, 24)
Belo Horizonte (CNF) Salvador (SSA) Sábado (2 vezes por semana) Dezembro (02, 09, 16, 23, 30), janeiro (06, 13, 20, 27) e fevereiro (03, 10, 17, 24)
Brasília (BSB) Salvador (SSA) Quinta-feira Dezembro (21, 28), janeiro (04, 11, 18, 25) e fevereiro (01)

O Avança Turismo Bahia é uma oportunidade para os empresários e profissionais do setor se capacitarem e se atualizarem sobre as tendências atuais do turismo – ecológico, náutico, gastronômico, religioso, cultural, de patrimônio, de eventos e negócios – que estão alinhadas às mudanças mais gerais no comportamento do consumidor. O projeto pretende se estender a outras regiões da Bahia até 2024.