O Nordeste Está Aqui!

InícioEconomiaEstado do Nordeste vai isentar de ICMS de derivados de leite produzido...

Estado do Nordeste vai isentar de ICMS de derivados de leite produzido na região

O estado do Ceará está considerando a possibilidade de isenção total, em até 100%, do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) para a venda de produtos lácteos. Em setembro de 2023, o estado já havia concedido um crédito presumido de 95% para a saída de diversos produtos laticínios, como leite longa vida, leite em pó, creme de leite e leite condensado.

O anúncio da isenção total do crédito fiscal presumido sobre o ICMS foi feito pelo governador Elmano de Freitas nesta segunda-feira (30). Um decreto contendo todos os detalhes e informações adicionais será publicado no Diário Oficial na mesma data.

- Continua depois da publicidade -
GOVERNADOR CAMILO SANTANA PARTICIPA DA INAUGURACAO DA PRIMEIRA FABRICA DE LEITE EM PO DO CEARA, DA EMPRESA BETANIA
FOTOS: HELENE SANTOS/ GOV. DO CEARA
TAGS: LEITE EM PO, LEITE, BETANIA, FABRICA, CAMILO SANTANA

O governador destaca que a isenção do ICMS contribui para o fortalecimento do setor leiteiro, tornando o Ceará mais competitivo para atrair novas indústrias do segmento e, consequentemente, gerar mais empregos no estado.

LEIA TAMBÉM:
Nordeste tem nove dos 10 destinos mais procurados no Carnaval
Parque Nacional de Jericoacoara (CE) foi privatizado; entenda
Sucesso na geração de empregos na PB vem dos pequenos negócios

Para ser elegível à isenção total de 100% do ICMS, o fabricante deve obrigatoriamente ter adquirido o leite de produtores rurais cearenses. Caso contrário, o benefício não será concedido.

Elmano ressalta que o estado possui mais de 73 mil produtores, sendo o terceiro maior produtor de leite do Nordeste, responsável por mais de 1 bilhão de litros de leite anualmente. Ele destaca que 88% da produção é proveniente de produtores familiares. No ranking dos municípios que mais produzem, com base em dados de 2022, destacam-se Morada Nova, Iguatu, Quixeramobim, Jaguaretama, Jaguaribe, Milhã, Limoeiro do Norte, Acopiara, Quixelô e Iracema.

Redação com Assessoria

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Bahia publica estudo sobre Febre Oropouche em revista científica dos EUA

Técnicos da vigilância da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) publicaram um estudo no prestigiado periódico Emerging Infectious Diseases do Centro de...