Durante os meses de dezembro, janeiro e fevereiro, o turismo no Rio Grande do Norte alcançou níveis excepcionais de contribuição para a economia estadual. Durante a alta temporada, o estado testemunhou a movimentação de R$ 1,7 bilhão, conforme indicado pelos registros do Sistema de Inteligência Turística do Rio Grande do Norte (Sírio) e da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Esses resultados refletem não apenas o gasto médio dos visitantes que chegam pelo aeroporto, mas também aqueles que utilizam outros meios de transporte.
Raoni Fernandes, diretor-presidente da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), atribui esse desempenho à crescente popularidade do Rio Grande do Norte como destino turístico, tanto entre os viajantes nacionais quanto internacionais.
Ele observa: “Com nossas praias deslumbrantes, clima tropical e uma vasta gama de opções de lazer e entretenimento, o estado continua a atrair um número cada vez maior de visitantes em busca de experiências únicas”.
Fernandes também destaca o papel crucial do Governo do Estado e dos parceiros do setor turístico, bem como os esforços de marketing eficazes que promovem o Rio Grande do Norte como um destino turístico reconhecido internacionalmente.
LEIA TAMBÉM:
– Nordeste tem 4 universidades entre as melhores do país
– Nordeste tem a primeira moeda digital social do Brasil
– Conheça a programação do São João de Maceió
A Secretaria de Estado do Turismo, Solange Portela, ressalta a importância desses dados econômicos. Dessa forma, destaca o turismo como uma atividade relevante para o Rio Grande do Norte, que impulsiona diversos setores e destinos. Ela afirma: “Trabalhar com os dados do Sistema de Inteligência Turística do RN nos possibilita criar uma estratégia mais abrangente para promover o turismo. Ao mesmo tempo regionalmente e internacionalmente”.
Recentemente, a Emprotur-RN divulgou que o fluxo de passageiros no aeroporto em fevereiro foi o melhor dos últimos sete anos. Esses dados são parte do levantamento realizado pelo Setor de Inteligência da Emprotur-RN, que utiliza ferramentas internacionais em conjunto com os dados do Sírio.