Na manhã desta quarta-feira (27), o governo da Bahia deu mais um passo rumo à transformação da mobilidade urbana na capital e região metropolitana ao publicar a licitação para a construção do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador e Região Metropolitana. O anúncio ganhou destaque no Diário Oficial do Estado (DOE), detalhando o ambicioso projeto.
Detalhes da Rota do VLT
A princípio, o VLT percorrerá três trechos: Ilha de São João – Calçada, Paripe – Águas Claras e Águas Claras – Piatã. O primeiro trecho, em especial, conectará a região de Ilha de São João, em Simões Filho, ao bairro da Calçada, em Salvador, atravessando todo o Subúrbio Ferroviário, priorizando uma área que ficou sem trem a partir de fevereiro de 2021.
Investimento Bilionário em Três Etapas
O projeto, estimado em mais de R$ 3,6 bilhões, será dividido em três partes distintas. A primeira contempla a ligação entre Ilha de São João e Calçada, atendendo a uma demanda histórica da população suburbana. O segundo trecho conectará Paripe a Águas Claras, integrando-se ao metrô de Salvador e à nova Rodoviária da capital. Já a terceira e última parte do VLT percorrerá as avenidas 29 de Março e Orlando Gomes, ligando Águas Claras a Piatã, na Orla Atlântica de Salvador.
LEIA TAMBÉM:
– Cidade do Nordeste tem lançamento de carro voador
– Globo vai gravar sua próxima novela no interior do Nordeste
– Nordeste tem 4 destinos entre os mais buscados no fim de ano
Estações e Paradas Estratégicas
O sistema do VLT contará com a Estação da Calçada e 34 paradas no total, sendo 17 no primeiro trecho, oito no segundo e nove no terceiro. As obras prometem revolucionar a mobilidade na região, proporcionando um sistema moderno e eficiente.
Prioridade aos Bairros Suburbanos
Dessa forma, o governo estadual enfatizou o compromisso de priorizar os bairros suburbanos, cumprindo uma espécie de reparação pela desativação do trem em 2021. Além disso, a visão é transformar a infraestrutura de transporte público, proporcionando mobilidade, acessibilidade e desenvolvimento econômico para a população.
LEIA TAMBÉM:
– Casal nordestino inova e faz Chá Revelação com cuscuz
– Explore a Paraíba! Destino perfeito para o Verão, do litoral ao interior
– A importância do Verão para o Nordeste; entenda
Perspectivas para o Futuro
O VLT de Salvador é uma aposta audaciosa para modernizar a infraestrutura de transporte da região. O projeto não apenas aliviará os desafios de mobilidade, mas também impulsionará a economia local, gerando empregos e promovendo o desenvolvimento sustentável. Em resumo, a expectativa é que, em breve, Salvador e sua região metropolitana contem com um sistema de transporte ágil. Ao mesmo tempo eficiente e alinhado com as demandas da sociedade contemporânea.
Em resumo, a tabela abaixo mostra as três etapas do projeto.
Parte | Trecho | Custo Estimado | Benefício |
---|---|---|---|
1 | Ilha de São João – Calçada | R$ 1,2 bilhão | Atender demanda da população suburbana |
2 | Paripe – Águas Claras | R$ 1,4 bilhão | Integrar-se ao metrô e à nova Rodoviária |
3 | Águas Claras – Piatã | R$ 1 bilhão | Acessar a Orla Atlântica |