Nesta segunda-feira (20/11), a líder da Comissão Europeia confirmou a alocação de 2 bilhões de euros para financiar a implementação de projetos de hidrogênio verde no Brasil. Ursula Von der Leyen revelou que parte desses fundos será direcionada para um empreendimento da Green Energy Park no estado do Piauí, após uma conversa telefônica com o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
“Em conjunto com o presidente Lula, estamos anunciando o respaldo da União Europeia para a concretização de um dos maiores projetos de hidrogênio do mundo, localizado no estado brasileiro do Piauí”
declarou Ursula durante a Semana Europeia do Hidrogênio.
Ela acrescentou:
“Este faz parte de um aporte de dois bilhões de euros provenientes do Global Gateway, destinado à cadeia de valor do hidrogênio no Brasil”.
A iniciativa Global Gateway orienta os investimentos da UE em diversas infraestruturas ao redor do globo, com o objetivo, entre outros, de assegurar o suprimento energético para o continente. Este anúncio representa a primeira incursão da iniciativa na promoção da produção de hidrogênio verde no Brasil.
Além disso, foram divulgados investimentos em projetos no Cazaquistão, Austrália e Omã. Projetos anteriores já haviam sido indicados no Egito, Quênia, Namíbia e Chile.