De acordo com o levantamento conduzido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), os Parques Nacionais de Jericoacoara e Ubajara estão entre os destinos mais populares do Brasil, atraindo um grande número de visitantes em busca de experiências ao ar livre e em contato direto com a natureza.
O Parque Nacional de Jericoacoara, situado nos municípios de Jijoca de Jericoacoara, Cruz e Camocim, recebeu um total de 1.487.283 visitantes ao longo do ano, garantindo-lhe o terceiro lugar no ranking nacional de visitação.
Por sua vez, o Parque Nacional de Ubajara, localizado na Serra da Ibiapaba, registrou 210.898 visitas entre janeiro e dezembro de 2023. Destaca-se que o governo estadual, por meio da Secretaria do Turismo (Setur), gerencia um teleférico no local, o qual contribuiu para um aumento de até 50% no número de visitantes. Desde sua reinauguração, em fevereiro do ano em questão, o teleférico transportou mais de 160 mil usuários.
LEIA TAMBÉM:
– O dia em que o Nordeste teve o seu “We Are The World”
– Vale do São Francisco exporta quase metade da Manga brasileira; entenda
– A força do Nordeste no desafio de ter acesso à água
Procura atinge até turistas internacionais
A secretária de Turismo, Yrwana Albuquerque, enfatizou a importância desses dois destinos turísticos, os quais são procurados tanto por turistas nacionais quanto internacionais. Ela ressaltou que o Ceará possui uma variedade de atrativos, evidenciada pelo fato de dois de seus parques estarem bem posicionados no ranking nacional, um na região litorânea e outro na região serrana do estado. O objetivo é continuar promovendo a vinda de mais turistas e alcançar resultados positivos como esses.
Em suma, os parques nacionais receberam um recorde histórico de 11,8 milhões de visitas. Ao mesmo tempo, o ICMBio observou que cerca de três quartos dos parques no país conseguiram monitorar sua visitação. Desse modo, indicando uma cobertura eficaz de monitoramento.