A iniciativa colaborativa entre o Governo da Bahia, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), e a Agência de Fomento do Estado da Bahia S/A (Desenbahia), que resultou na criação da linha de crédito especial Coopergiro, está sendo reintroduzida para cooperativas da agricultura familiar na Bahia. Na terça-feira (28), representantes das duas entidades reuniram-se para alinhar as estratégias.
Com a possibilidade de financiamento de até R$ 300 mil, taxas de juros competitivas de 6,5% ao ano e um prazo de pagamento estendido de até 24 meses, essa ação busca fortalecer as cooperativas, possibilitando a aquisição de matéria-prima, a manutenção do fluxo de caixa, o suporte ao estoque de produtos e a conquista de resultados financeiros sólidos.
Jeandro Ribeiro, diretor-presidente da CAR, ressaltou a robustez da retomada da linha de crédito Coopergiro. Ele afirmou que o Governo do Estado definiu a reativação da linha especial de crédito, e os últimos ajustes foram realizados durante a reunião. O decreto já foi emitido, e a equipe está sendo capacitada para a retomada da linha.
LEIA TAMBÉM:
– Cuscuz Paulista x Cuscuz do Nordeste? Conheça as diferenças e aprenda a fazer os dois
– Sertão do Nordeste tem usina de energia limpa híbrida; entenda
– Quais alimentos do Nordeste podem te ajudar no Projeto Verão?
O presidente da Desenbahia, Paulo Costa, enfatizou: “Estamos reiniciando as operações com a Coopergiro para fornecer capital de giro às cooperativas que buscam expandir a oferta de produtos ou mitigar os efeitos da estiagem prolongada que enfrentamos atualmente. As taxas de juros são as mais baixas do mercado, e nossa expectativa é atender ao maior número possível de cooperativas no estado”.
Durante a 14ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, programada para ocorrer de 13 a 17 de dezembro no Parque Costa Azul, em Salvador, as cooperativas terão à disposição um balcão exclusivo para atendimento.