O Nordeste Está Aqui!

InícioEconomiaEstado do Nordeste registra 104 mil novas empresas em 2023

Estado do Nordeste registra 104 mil novas empresas em 2023

Programa Empresa Mais Simples, que facilita a formalização de empresas no Ceará foi um dos fatores

Em 2023, o Ceará registrou um total de 104.640 empresas, sendo que 78% dessas foram abertas por Microempreendedores Individuais (MEI), o que equivale a 82.258 MEIs.  A presidente da Jucec, Carolina Monteiro, destaca avanços em 2023, especialmente na expansão do programa Empresa Mais Simples, facilitando a formalização de empresas, e na utilização de tecnologia para aprimorar os serviços prestados pela Jucec.

  • O saldo de aberturas, calculado pela diferença entre novos registros e encerramentos, foi de 38.298 empresas. As informações são de acordo com o levantamento da Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec).
  • Ao mesmo tempo, a expectativa para 2024 é ampliar o programa Empresa Mais Simples para os demais municípios cearenses. Dessa forma, visa proporcionar mais facilidade e acessibilidade aos procedimentos de abertura de empresas no estado.
  • Fortaleza liderou as formalizações no Ceará, com 52.749 registros, concentrando 50% das aberturas de empresas no estado. Além disso, outros municípios de destaque incluem Caucaia (3.923), Juazeiro do Norte (3.686), Maracanaú (3.160) e Eusébio (1.720).
  • Caucaia e Eusébio, entre os municípios destacados, aderiram ao Programa Empresa Mais Simples em 2023, possibilitando aberturas automáticas e gratuitas em até 5 minutos, incentivando o desenvolvimento econômico e tornando a formalização mais acessível.

LEIA TAMBÉM:

SUS: Três estados do Nordeste podem zerar fila de cirurgias
Parque Nacional no Nordeste é o segundo mais bonito do mundo, diz pesquisa
Forbes traça Top 7 destinos de ecoturismo no Brasil para visitar em 2024; Nordeste na lista

  • Um exemplo de empreendedor que se beneficiou do processo simplificado é Maurício Gomes, que abriu uma lavanderia em Fortaleza em 2023. Ele destaca a facilidade e rapidez do registro como MEI para atender às necessidades dos turistas.
  • Os setores mais registrados em 2023 foram Serviços, liderando com 64.946, seguido por Comércio, com 31.413, e Indústria, com 8.281. As atividades mais selecionadas para registro incluem Comércio Varejista de Artigos do Vestuário e Acessório (9.413), Promoções de Vendas (7.794) e Comércio Varejista de Cosméticos, Produtos de Perfumaria e de Higiene Pessoal (6.830).

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Conheça a nordestina que vai disputar o Miss Universo Itália

Aos 13 anos, Glelany Cavalcante deixou Feira de Santana, a segunda maior cidade da Bahia, e mudou-se para Brasília para morar com o pai....