Início » Cotidiano » Estado do Nordeste registra 3 tremores de terra em dois dias

Cotidiano

Estado do Nordeste registra 3 tremores de terra em dois dias

Um estado do Nordeste registrou tremores de terra em apenas dois dias. Trata-se da Bahia, que da madrugada do último sábado (19) até a noite do domingo (20) teve detectado três tremores de terra. Na ...
Redação, da Agência NE9
22 de julho de 2025 - às 08:30
Atualizado 22 de julho de 2025 - às 08:30
2 min de leitura

Um estado do Nordeste registrou tremores de terra em apenas dois dias. Trata-se da Bahia, que da madrugada do último sábado (19) até a noite do domingo (20) teve detectado três tremores de terra.

Na noite do último domingo (21), o município de Vera Cruz, na Bahia, foi palco de um pequeno tremor de terra, conforme registrado pelo Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN). O abalo ocorreu às 22h45 (horário de Brasília) e teve magnitude preliminar de 2.4 na escala Richter.

De acordo com o LabSis, o tremor foi detectado pelas estações sismográficas instaladas na região. Apesar da medição, não há relatos de moradores que tenham sentido o evento, o que é comum em tremores de baixa intensidade.

Mais dois tremores de terra na Bahia 

Este não foi o único tremor registrado recentemente no estado. No sábado (19), a cidade de Jaguarari (BA) teve dois pequenos sismos naturais, conforme dados do LabSis:

Data Hora (Brasília) Local Magnitude
19/07/2024 00h23 Jaguarari (BA) 1.7 mR
19/07/2024 07h10 Jaguarari (BA) 2.1 mR
20/07/2024 22h45 Vera Cruz (BA) 2.4 mR
tremor de terra e sismografo
A Lab Sis da UFRN acompanha os tremores de terra no Nordeste. Foto: Imagens UFRN

Monitoramento Contínuo dos abalos sísmicos

LabSis/UFRN reforça que segue acompanhando todas as atividades sísmicas no Nordeste, garantindo que a população tenha informações sobre qualquer novos tremores de terra. Apesar de tremores como esses serem geralmente inofensivos, o monitoramento constante é essencial para entender os padrões geológicos da região.

Fique atento às atualizações e, em caso de sentir algum tremor, não entre em pânico – a maioria deles não causa danos.