A Paraíba virou referência em gestão fiscal e desenvolvimento sustentável para todo o Brasil. O estado alcançou, pelo quarto ano consecutivo, a nota “A” em avaliação realizada pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN). Essa é a classificação máxima no que diz respeito à gestão fiscal, avaliando critérios como capacidade de endividamento, poupança corrente e liquidez do estado.
O resultado reforça a análise da agência internacional Standard & Poor’s (S&P Global Rating), que no início de 2024 atribuiu à Paraíba o rating AAA(br) – a mais alta classificação de risco no âmbito nacional.
Qual os reflexos da Nota “A” para a Paraíba?
O governador João Azevêdo comemorou o reconhecimento, destacando os impactos diretos na atração de novos investimentos e na capacidade de execução de obras com recursos próprios.
“Esse resultado positivo se reflete diretamente na nossa capacidade de investimentos, seja na infraestrutura, saúde, educação, segurança pública, agricultura; no pagamento em dia dos servidores e fornecedores; e na melhoria contínua dos serviços públicos”, afirmou o governador.
Além disso, ele reforçou o compromisso de manter a Paraíba como referência em gestão fiscal e desenvolvimento sustentável:
“A Paraíba é um estado seguro para investir, que garante segurança jurídica para empreendedores, gerando mais emprego e renda para a população.”
O que é a Nota “A”?
A classificação emitida pela STN tem como base a Portaria nº 306, que avalia a situação fiscal dos estados brasileiros. Apenas os estados classificados com notas “A” ou “B” podem captar operações externas de crédito com o aval da União.
Classificação Fiscal dos Estados
Classificação | Descrição |
---|---|
A | Maior capacidade de pagamento; estado com alto nível de saúde fiscal. |
B | Boa capacidade de pagamento, mas com algumas restrições fiscais. |
C | Capacidade de pagamento limitada, com restrições mais significativas. |
D | Incapacidade de pagamento; estados sem acesso a crédito com aval da União. |
LEIA TAMBÉM
– Nordeste é o 1º em lista de destinos mais buscados do mundo
– Espumante de umbu é a nova estrela das bebidas do Nordeste
– Como investir em sustentabilidade vai transformar o Nordeste em 10 anos
O Que Isso Significa Para a Paraíba?
A manutenção da nota “A” não apenas atesta a qualidade da gestão fiscal estadual, mas também cria um ambiente favorável ao investimento privado. Com isso, a Paraíba se destaca no cenário nacional como um estado seguro para empresas e investidores, fortalecendo sua economia e promovendo o desenvolvimento social.
LEIA MAIS – PIB paraibano cresce acima da média nacional e regional
Em suma, o comunicado oficial da STN é mais uma prova de que a Paraíba segue no rumo certo. Desse modo, consolidando sua posição como referência em gestão pública eficiente e comprometida com o bem-estar de seus cidadãos.
LEIA TAMBÉM
– Indústria do Ceará tem 2º maior crescimento do Brasil
– Nordeste ganha protagonismo na produção de soja no Brasil
– Inovação Nordestina: umbu vira estrela de uma nova bebida fermentada</a