A Bahia se destacou como o destino mais procurado entre os estados brasileiros presentes na Feira Internacional de Turismo de Madri (Fitur). O evento, que encerrou suas atividades no último domingo (28) na capital espanhola, teve cinco dias de intensa programação. Ao mesmo tempo, o espaço Ifema recebeu 250 mil visitantes, entre operadores, agentes de viagens e turistas de diversas partes do mundo.
Durante o evento, a Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA) recebeu os participantes em seu estande, oferecendo uma experiência autêntica com baianas típicas, fitinhas do Senhor do Bonfim e degustação de iguarias como acarajé, cachaça, farofa especial e chocolate. Além disso, proporcionou uma imersão em 3D (realidade virtual). Desse modo, destacou as atrações de Salvador. A princípio, o objetivo era divulgar as 13 zonas turísticas do estado, buscando atrair mais turistas estrangeiros.
O ministro brasileiro do Turismo, Celso Sabino, enfatizou a presença marcante da Bahia na feira, ressaltando as belezas naturais incomparáveis, a diversidade cultural e a gastronomia única do estado. Ele destacou a parceria entre os governos federal e estadual para posicionar a Bahia no cenário mundial.
A agente de viagens espanhola Deborah Mellado Murga revelou seu interesse em obter informações sobre o turismo na Bahia, visando oferecer experiências originais aos viajantes. A concierge baiana Rita Liliana, que atua em Madri, destacou a curiosidade dos espanhóis sobre as tradições baianas, especialmente com os voos diretos Madri-Salvador facilitando o intercâmbio turístico entre as duas cidades.
LEIA TAMBÉM:
– Copa do Brasil: sorteio define jogos dos 25 times do Nordeste
– Dez experiências que você tem que ter no Carnaval de Recife
– Nordeste tem nove dos 10 destinos mais procurados no Carnaval
Estratégia para conseguir novos voos
Durante a Fitur, a Setur-BA estabeleceu contatos com grupos hoteleiros, companhias aéreas e operadoras de viagens, como parte de sua estratégia para prospectar novos voos internacionais e investimentos turísticos. A secretaria fez uma apresentação no estande do Brasil, destacando a infraestrutura e os atrativos da Bahia, com a presença de profissionais do setor e visitantes.
Em resumo, o diretor de Promoção da Setur-BA, Pedro Gramacho, frisou a importância de participar de eventos globais como a Fitur Madri. Dessa forma, é possível posicionar os destinos baianos no cenário internacional e atrair um maior número de visitantes. Ele também anunciou a presença da Bahia na BTL Lisboa, outra feira de alcance mundial, que acontecerá em Portugal.