O ano de 2025 promete ser de crescimento econômico para o Brasil, com todos os 27 estados apresentando índices positivos no Produto Interno Bruto (PIB). No entanto, algumas regiões se destacam mais que outras, e o Nordeste, com o Piauí à frente, é uma delas. Com um crescimento esperado de 3,1%, o Piauí lidera a região Nordeste, impulsionado principalmente pelo setor industrial, que deve crescer 5,6% graças às iniciativas do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), do governo federal.
O Nordeste em Destaque: Piauí lidera com crescimento de 3,1%
O Piauí é o grande destaque do Nordeste em 2025, com um crescimento esperado de 3,1%. Apesar de uma redução no PIB agropecuário (-3,4%), o estado deve compensar essa queda com um forte desempenho no setor industrial, que deve crescer 5,6%. Esse crescimento é impulsionado pelas iniciativas do Novo PAC, que têm injetado recursos em infraestrutura e projetos industriais na região.
O Nordeste, como um todo, continua a se consolidar como uma região de grande potencial econômico, com investimentos em setores como energia renovável, turismo e indústria. No entanto, o Piauí se destaca não apenas pelo crescimento industrial, mas também por sua capacidade de diversificar sua economia, atraindo investimentos e gerando empregos.
Os Estados que Mais Vão Crescer em 2025
De acordo com a Resenha Econômica Regional do Banco do Brasil, todos os 27 estados brasileiros terão crescimento positivo em 2025, com apenas sete ficando abaixo da média nacional de 2%. Os estados que mais vão se destacar são:
- Mato Grosso do Sul: 4,2%
- Rio Grande do Sul: 4%
- Mato Grosso: 3,7%
- Pará: 3,5%
- Piauí: 3,2%
Rafael Fonteles governador do Piauí, é atualmente o presidente do Consórcio Nordeste. Foto Governo do Piauí
O Agronegócio e a Recuperação do Centro-Oeste
A região Centro-Oeste, que abriga dois dos três estados com maior crescimento em 2025 (Mato Grosso do Sul e Mato Grosso), deve se recuperar após um ano difícil em 2024. Dessa forma, espera-se uma recuperação das safras, com uma produção recorde de até 322,25 milhões de toneladas, segundo dados da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento).
O Norte e a Bioeconomia Amazônica
No Norte do país, o Pará se destaca com um crescimento esperado de 3,5% em 2025. O estado tem investido na exploração da Bioeconomia amazônica, com foco em serviços ecossistêmicos, crédito de carbono e cadeias produtivas sustentáveis.
2025 será um ano de crescimento para o Brasil, com destaque para estados como Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Pará e Piauí. O agronegócio continua a ser o motor da economia nacional. Contudo, setores como indústria, serviços e bioeconomia ganham cada vez mais relevância, impulsionados por investimentos em infraestrutura e políticas públicas.
Com a recuperação das safras, o aumento das exportações e a diversificação econômica, o Brasil se consolida como uma das economias mais dinâmicas da América Latina, pronta para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades do futuro.
LEIA TAMBÉM
– Destinos de turismo sustentável do Nordeste estão bombando
– Paraíba debate fortalecimento do setor mineral com sustentabilidade
– Nordeste registra 14 tremores de terra em janeiro