Início » Empregos » Estado do Nordeste cria cota de 30% em concursos; veja onde

Empregos

Estado do Nordeste cria cota de 30% em concursos; veja onde

Foi aprovado um projeto que garante 30% das vagas em concursos públicos para pessoas pretas, pardas, indígenas e quilombolas.
Eliseu Lins, da Agência NE9
16 de outubro de 2025 - às 08:27
Atualizado 16 de outubro de 2025 - às 08:27
3 min de leitura
“Pé de Meia Licenciaturas” vai incentivar mais professores no Brasil. UnB reserva vagas para negros desde o vestibular de 2004 Percentual de negros com diploma cresceu quase quatro vezes desde 2000, segundo IBGE

Foi aprovada uma lei muito importante em Pernambuco! A Assembleia Legislativa do estado deu um passo fundamental para promover mais igualdade e oportunidades para todos. Foi aprovado um projeto que garante cota de 30% das vagas em concursos públicos para pessoas pretas, pardas, indígenas e quilombolas.

A princípio, a nova regra vem para corrigir uma falha que havia acontecido no edital do Concurso Público Unificado de Pernambuco, que oferece 460 vagas. Ou seja, a lei chega para assegurar que a seleção de novos servidores seja mais justa e represente a diversidade do povo pernambucano.

Como Funcionam as Cotas?

Ao mesmo tempo, a lei divide o total de 30% das vagas da seguinte forma, criando oportunidades específicas para diferentes grupos:

GrupoPercentual de Vagas Reservadas
Pessoas Pretas e Pardas25%
Pessoas Indígenas3%
Pessoas Quilombolas2%
TOTAL30%

Isso significa que, a cada 100 vagas abertas, 30 serão para esses grupos. A medida segue uma lei federal mais recente, que ampliou as cotas raciais para 30% em todo o país.

E o Concurso Público Unificado?

Com a aprovação da lei, o governo do estado vai precisar corrigir o edital do concurso que teve publicação.. Assim, as inscrições, portanto, deverão ser reabertas em breve para que todos possam se candidatar sob as novas regras.

É a sua chance! O concurso oferece:

  • 460 vagas para cargos de nível médio e superior.
  • Salários de até R$ 11,3 mil.
  • Provas previstas para os dias 14 e 21 de dezembro.

Uma grande vantagem é que o candidato pode escolher entre 10 cidades para fazer a prova: Recife, Caruaru, Petrolina, Arcoverde, Afogados da Ingazeira, Araripina, Carpina, Floresta, Palmares e Salgueiro.

Uma Correção Necessária

A deputada Dani Portela, uma das autoras do projeto, destacou que a correção não foi apenas técnica, mas também política. Ela afirmou que Pernambuco, com sua forte herança cultural afrodescendente e comunidades tradicionais, precisa assumir a liderança na luta por equidade racial. A mobilização de parlamentares e do movimento negro foi essencial para reverter essa falha.

Agora é a Hora!
A lei segue para a sanção do governador, e a expectativa é que as inscrições sejam reabertas em breve. Se você estava pensando em prestar um concurso público, fique de olho nas notícias! Essa é uma oportunidade de ouro para construir uma carreira estável e, ao mesmo tempo, fazer parte de uma mudança positiva na sociedade.

LEIA TAMBÉM

Eliseu Lins

Eliseu Lins é baiano de nascimento e paraibano de coração. Jornalista formado na UFPB, tem mais de 20 anos de atuação na imprensa do Nordeste. É pós-graduado em jornalismo cultural e ocupa o cargo de editor-chefe do NE9 desde 2022.