O ministro do Desenvolvimento Internacional do Canadá, Ahmed Hussen, foi recebido nesta quinta-feira (25) pelo governador Jerônimo Rodrigues e secretários estaduais no Centro de Operações e Inteligência (COI), no Centro Administrativo da Bahia (CAB).
Bahia e Canadá se unem para estreitar relações em diversos setores
A visita teve como foco o fortalecimento das relações econômicas e sociais, além da expansão de negócios entre o Canadá e a Bahia, abordando áreas como meio ambiente, desenvolvimento econômico, direitos humanos, desigualdade social e combate à fome.
A Bahia já mantém várias relações comerciais com o Canadá, destacando-se na exportação de bulhão dourado e minérios de níquel, enquanto importa cloreto de potássio. A presença de empresas canadenses no setor de mineração também é significativa na região.
“Apresentamos um conjunto de empresas com capital canadense que já operam na Bahia, principalmente no setor de mineração, e nos mostramos abertos a trabalhar em outras áreas como energias renováveis e direitos humanos. A partir deste encontro, vamos manter um diálogo mais próximo entre a Bahia e o Canadá”, afirmou o governador Jerônimo Rodrigues.
Além das relações comerciais, o intercâmbio educacional e cultural entre a Bahia e o Canadá é robusto. Universidades baianas têm parcerias com instituições canadenses, promovendo programas de intercâmbio e pesquisa conjunta, além de atrair turistas canadenses ao estado.
No campo dos direitos humanos, o Canadá valoriza questões como igualdade racial e de gênero, proteção dos direitos da comunidade LGBTQIAP+, e esforços contínuos para a reconciliação com os povos indígenas, incluindo o reconhecimento de terras, preservação de culturas e melhoria das condições de vida. A Bahia também trabalha essas iniciativas.
O ministro Ahmed Hussen destacou essas semelhanças: “Estou muito feliz de estar na Bahia e estreitar relações comerciais com um lugar que compartilha nossos valores e aspirações. Fiquei impressionado com a beleza e a riqueza cultural deste lugar, e estou ansioso pelas muitas parcerias que podemos desenvolver. O setor privado canadense tem muitos fundos para investir aqui, o que resultará em ganhos significativos de desenvolvimento econômico”, disse ele, entusiasmado.
LEIA TAMBÉM
– Nordeste atrai interesse internacional com Fundo da Caatinga
– Capital no Nordeste decidirá no voto sobre passe livre estudantil
– Estudo revela quais os turistas que mais visitam o Nordeste
O encontro contou também com a presença do embaixador do Canadá no Brasil, Emmanuel Kararianakis, e representantes das secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social, Meio Ambiente, Políticas para as Mulheres, Desenvolvimento Econômico, Promoção da Igualdade Racial e dos Povos de Comunidades Tradicionais, Direitos Humanos e do programa Bahia Sem Fome (BSF).