Quarenta obras foram selecionadas pelo Edital Painéis Artísticos nas Escolas
Uma intervenção artística quebrou a rotina dos estudantes e professores da escola Hildete de Sá Cavalcante, no Mondubim, na tarde de quinta-feira (09/03). Autoridades municipais, artistas e convidados estiveram presentes na inauguração do primeiro mural do Projeto Painéis Artísticos nas Escolas. Realizado pela Prefeitura de Fortaleza, por meio do Gabinete da vice-prefeitura, com apoio da Secretaria da Cultura de Fortaleza, Secretaria da Educação, Secretaria da Juventude e em parceria com a Cerbras.
O vice-prefeito de Fortaleza, Élcio Batista, ressaltou a oportunidade que os murais inauguram na arquitetura escolar. “É uma contribuição para o capital cultural dos nossos estudantes”, definiu. O secretário da Cultura de Fortaleza, Elpídio Nogueira, afirmou que a ação é mais uma entre várias que reafirmam a posição de Fortaleza como Cidade Criativa do Design. “A inauguração do mural do Carlos Jardel é o primeiro passo de algo que vai marcar a cultura da cidade. Até o final da gestão, o prefeito José Sarto vai entregar 40 murais de diferentes artistas da cidade”, explicou o secretário.
Durante a inauguração, em fala emocionada, o artista Carlos Jardel contou sua trajetória com o desenho, que teve início ainda na infância, quando ele estudava numa escola pública, “Eu sinto que esse projeto é uma forma de dar visibilidade às vozes da rua, dos ancestrais, do povo, da comunidade e também dos excluídos”, comentou o artista. Para a secretária municipal da Educação, Dalila Saldanha, os murais nas escolas são um exemplo da integração entre setor privado, artistas, educação e cultura. “É o que queremos, proporcionar experiências que auxiliem no desenvolvimento artístico e cultural dos nossos estudantes”, disse a secretária.
Todas as quarenta obras selecionadas pelo Edital Painéis Artísticos nas Escolas serão reproduzidas em cerâmicas pela fábrica de revestimentos cerâmicos e de porcelanatos, Cerbras, parceira da Prefeitura de Fortaleza nesta iniciativa. “A gente acredita na responsabilidade cultural. A cultura conta a história de um povo e hoje estamos iniciando esse projeto que eu espero que seja o primeiro de muitos!”, comentou a vice-presidente industrial da Cerbras, Mariana Mota.