Projeto tem patrocínio do Grupo Boticário, Mahle e Engineering Brasil e contará com aulas online e polos presenciais em Camaçari e São Gonçalo dos Campos. Público-alvo são jovens entre 12 e 29 anos da rede pública de ensino.
Em sintonia com o metaverso, a tecnologia 5G, o empreendedorismo digital e o preenchimento de vagas ociosas no mercado de trabalho do Brasil, a Escola Criar Jogos abre inscrições gratuitas para o curso de formação em desenvolvimento de games. O projeto conta com aulas online para todo o Brasil e terá quatro polos presenciais na Bahia. Em Camaçari as aulas acontecem no campus da UFBA e no CIAT – Centro de Integração e Apoio ao Trabalhador; em São Gonçalo dos Campos (localizada à 20 km de Feira de Santana) os polos estarão localizados na Biblioteca Municipal Aníbal Pedreira e no Colégio Municipal Agripina de Lima Pedreira. As aulas iniciam a partir do dia 12 de setembro. O Patrocínio é do Grupo Boticário, da Mahle e da Engineering Brasil. Vale ainda ressaltar que as videoaulas contam com acessibilidade em Libras. Trata-se de iniciativa pioneira em que educação e perspectiva de futuro caminham juntas a partir de formato dinâmico para iniciação no desenvolvimento de jogos eletrônicos.
A Escola Criar Jogos é a primeira no segmento socioeducativo de iniciação à tecnologia de games com total gratuidade. O curso dura cinco meses e é formado por 8 módulos que garantem certificado de conclusão. O projeto tem o propósito de engajar alunos da rede pública de ensino, especialmente entre 12 e 29 anos. Interessados de todo o Brasil podem se inscrever na formação à distância e os alunos de Camaçari (BA) e São Gonçalo dos Campos (BA), têm a opção também da formação presencial. De autoria da Burburinho Cultural, produtora sediada no Rio de Janeiro com atuação em todo o Brasil, o projeto é viabilizado graças à Lei de Incentivo à Cultura. As inscrições podem ser realizadas através do site www.criarjogos.com.br e mais informações acompanhadas no instagram @criar.jogos.
A fim de propor uma pedagogia inédita e capaz de interessar aos alunos, a plataforma é inteiramente inédita. Elaborada por encomenda à Mentora, empresa de Portugal, a partir de conteúdo pedagógico desenvolvido pelo Visão COOP, laboratório de tecnologias sociais e inovação cidadã.
Thiago Ramires, sócio da Burburinho Cultural, destaca que São Gonçalo dos Campos e Camaçari são duas cidades importantes para a Bahia e para os parceiros do projeto. “São os nossos primeiros polos no nordeste. Com a formação para os jovens locais, o projeto deixa um legado de pioneirismo nesse universo de games que tem ganhado projeção em várias áreas do mercado de trabalho e entretenimento. Esperamos também formar alunos que atuem como multiplicadores do projeto”.
Jogos Eletrônicos e Economia Criativa – Múltiplas oportunidades
O projeto traz ainda um aspecto incomum. O aluno pode ter certificação em um único módulo ou ao completar o ciclo. A partir de toda uma estrutura pedagógica e arquitetura de informação definidoras de todo o projeto educacional, os estudantes são convidados a completar o ciclo de 5 meses através de oito módulos. Trata-se de uma imersão única. Mas caso queira um dos módulos, como design ou roteiro, pode ser diplomado também. Em separado, cada um dos 8 módulos multiplicam ainda mais as possibilidades de conhecimento e desenvolvimento profissional.
Na atualidade, os jogos eletrônicos alcançaram uma proporção imensa no entretenimento e até como modalidade esportiva. O potencial de atração de usuários, seja via celulares ou computadores em todo o mundo cresce em progressão sem precedentes, impulsionada pela pandemia mundial de covid-19. Portanto, trata-se de um setor da Economia Criativa em constante expansão e pronta a absorver profissionais. O arco do mercado de trabalho vai de grandes corporações ao universo da indústria de cinema.
“Criar Jogos é um projeto de formação gratuita em desenvolvimento de games para formação de profissionais capazes de atender ao grande número de vagas no mercado, iniciativa que vai gerar renda e ter como consequência diálogos com a inovação, em sintonia com as principais economias do mundo”, define o gestor Thiago Ramires, sócio de Priscila Seixas, Diretora da Burburinho Cultural.
“Importante ressaltar que os jogos eletrônicos servem a uma imensa gama de utilização. Departamentos de Recursos Humanos de grandes corporações acionam criadores para resultar melhor em comunicados de mudanças estruturais. A indústria de cinema adapta filmes para entretenimento de crianças, jovens e adultos, enfim, é a linguagem do futuro sendo disponibilizada para cidadãos de baixa renda preencherem vagas que hoje estão ociosas no mercado de trabalho do Brasil”, complementa Priscila Seixas.
A Burburinho Cultural atua há quase 20 anos no desenvolvimento de ações de Cultura, Educação e Desenvolvimento Humano em tudo o que gesta. Todos os seus projetos são em prol da sociedade brasileira, o que apresenta em iniciativas como a Casa Escola Arte e Tecnologia, em Itaboraí, o projeto Uma Virada de Cores na favela de Heliópolis/SP, além de colaborar pontualmente em diversos projetos do terceiro setor que se notabilizam pela presença-cidadã, como as ações na cultura capitaneadas pelo Instituto Incluir no campo da acessibilidade e inclusão.
O CRIAR JOGOS é um projeto viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Grupo Boticário, Mahle e Engineering Brasil e realizado pela Burburinho Cultural, Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo.
Acompanhe o Projeto CRIAR JOGOS em:
Site – criarjogos.com.br
Instagram – @criar.jogos
Link paa inscrição – Formação à distância (nacional) ou presencial em Camaçari, São Gonçalo dos Campos
https://bit.ly/criarjogos2022
Aulas iniciam em 12 de setembro de 2022
>POLO CRIAR JOGOS LABS Camaçari/BA
Unidade 1
CIAT – Centro de Integração e Apoio ao Trabalhador
Rua Costa Pinto, 999 – Centro, Camaçari – BA, 42800-040
Unidade 2
UFBA – Universidade Federal da Bahia
Rua do Telégrafo, 1º e 2º andar do Teatro – Cidade do Saber Natal, R. da Bomba, Camaçari – BA, 42802-721
>POLO CRIAR JOGOS LABS São Gonçalo dos Campos/BA
Unidade 01
Biblioteca Municipal Aníbal Pedreira
Av. Hanibal Pedreira, s/n – Centro, São Gonçalo dos Campos – BA, 44330-000
Unidade 02
Colégio Municipal Agripina de Lima Pedreira
Av. Artur Magalhaes, Prédio Escolar Centro, São Gonçalo dos Campos – BA, 44330-000
Sobre Priscila Seixas
Diretora Executiva da Burburinho Cultural ; Professora da Faculdade Senac Rio; Doutoranda em Mídia e Cotidiano pela UFF; Mestre em Ciência da Arte pela UFF e Bacharel em Produção Cultural pela UFF. Há 16 anos gestora e professora no campo da cultura com destaque para projetos consagrados como Escola de games Criar Jogos (2022); Dança.MOV (2021); Virada de Cores (2020); Literatura Acessível (2019); Pessoas em Movimento MSF (2018) e gestão de equipamentos culturais como Sala Baden Powell; Teatro Cacilda Becker; Sala de Música Guimar Novaes e Sidney Miller.
Sobre Thiago Ramires
Atua há dez como gestor, produtor, programador e educador cultural. É formado em Produção Cultural pela UFF e Mestre em Comunicação e Cultura pela UFRJ. É Diretor de projetos na Burburinho Cultural desde 2010. Foi responsável pela concepção e Direção de produção dos projetos de programação e residência artística, no RJ, da Sala Baden Powell (2012), da Sala Funarte Sidney Miller (2011) e, em SP, da Sala Funarte Guiomar Novaes (2013), além de ter criado e coordenado diversos projetos, desde eventos até ações e programas culturais de maior complexidade. Já foi produtor no Museu do Amanhã/RJ e no SESC Rio (2008).
Ficha Técnica CRIAR JOGOS
Realização: Burburinho Cultural
Direção de Produção: Priscila Seixas e Thiago Ramires
Coordenação Pedagógica: Flávia Giffoni
Produção Executiva: Camille Dias
Produtores: Joelma Veiga, Fabricio Ligiero, Stéfane Souto, Renata Nascimento e Suéllen Carvalho.
Produção de conteúdo e Gameficação: Visão COOP
Design Gráfico: Eliomar Bonavita
Plataforma: Mentora
Administrativo-financeiro: Karine Di Lauro
Assessoria de imprensa: Mônica Riani