Atrações marcaram o penúltimo dia de programação no principal polo do maior carnaval do Brasil
O folião presente no Marco Zero nesta segunda-feira de Carnaval foi presenteado com uma noite cativante. Começando com o lirismo das apresentações do Recife Matriz da Cultura Popular, o público ainda presenciou a mistura rítmica do grupo Melim e o romantismo poético de Nando Reis. Numa reverência ao rap nacional, os que permaneceram até o fim puderam sentir a força das composições de um dos mais completos artistas da atualidade, Emicida.
“Com certeza, hoje foi dia de ver Melim”, confessa Fernanda Santos, 26 anos. “A vibe deles me deixa muito feliz e isso para mim é o que importa, quando uma banda eleva a sua vibração e faz a gente se sentir bem. Eu não vinha muito feliz com esse período sem Carnaval, insegura, mas quando eu vi que Melim vinha, fiquei sem palavras.”
Mas não foi só o trio de irmãos cariocas que arrastou milhares de foliões para o Marco Zero. Com clássicos do repertório, Nando Reis foi o responsável, inclusive, pela presença de casais agarrados e entrosados no canto. Ronildo Ferreira, 31 anos, e Marcos Antônio, 44, fãs do artista, também louvaram as diversas possibilidades ao redor do principal polo do Carnaval do Recife – e o reencontro de pessoas que se amam após dois difíceis anos. “Os artistas de hoje estavam muito bons, mas o plus foi Nando Reis, de quem gostamos bastante. E o legal é que ainda tem a oportunidade de ver outros shows pertinho, no Arsenal, com boas atrações também. É muito feliz esse momento de retomada desta festa, estar com pessoas que a gente ama, depois de tantos momentos difíceis”.
Nome parrudo do rap nacional, Emicida levou para o palco letras e pautas que tocam em importantes assuntos atuais. Quem acompanhou, notou, na apresentação e na festa em si, um sentimento terapêutico. “Achei que esse Carnaval foi uma cura”, relatou Manuela Ramos, 16 anos. “Só tive uma real noção depois que vi o que perdemos. Esses dois anos foram difíceis, e agora é bom saber que tudo tem dado certo nesses dias de festa”.
Todo o cronograma do Carnaval do Recife 2023 pode ser conferido em carnavaldorecife.com. A transmissão completa do Carnaval do Recife 2023 vem sendo feita pela TV Conecta Recife. Caso queira acessar o banco de fotografias, o link é: flickr.com/photos/prefeituradorecife. Para o acervo de vídeos das últimas edições, o caminho é também a TV Conecta Recife, em bit.ly/tvconectarecife.
CARNAVAL DO RECIFE – O Carnaval do Recife é um grande evento multicultural e com presença marcante de manifestações populares. São 44 polos, entre centralizados, descentralizados, comunitários e desfiles de agremiações, em uma programação que se estende por toda a cidade, reunindo atrações locais e nacionais, que celebram a volta do ciclo carnavalesco. Para a sua realização, a Prefeitura do Recife mobilizou parcerias com a iniciativa privada e mais de R$ 8 milhões foram captados de empresas, viabilizados por meio de quatro editais para captação de cotas de patrocínios. Os parceiros são AMBEV, Sports Entretenimento e Produção de Eventos, TIM e CVC. Toda a programação pode ser conferida no site www.carnavaldorecife.com.
Fotos: Peu Ricardo/PCR