O IX Encontro Nordestino de Arborização Urbana (ENAU) discutiu em Natal os avanços e desafios para o setor. O evento foi organizado pela Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU) e Prefeitura Municipal do Natal, com apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), trouxe como temática “Arborização Urbana: elemento essencial de cidades saudáveis e resilientes”.
O prefeito de Natal, Álvaro Dias, destacou na abertura a importância do evento para a capital potiguar e a meta de tornar Natal uma das cidades mais arborizadas do país. “Temos muito orgulho de sediar esse importante evento. Nossa meta é tornar Natal uma das cidades mais arborizadas do país. Implementamos um projeto audacioso de plantar 20 mil árvores, conscientes da importância da arborização urbana para melhorar o meio ambiente e as condições climáticas, contribuindo para diminuir os efeitos do aquecimento global no Planeta”, disse Álvaro.
Para o presidente da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU), Sérgio Chaves, o evento que é o maior encontro regional do Brasil, impulsiona as ações ambientais da capital com projetos de arborização. “É muito importante para Natal esse grande evento que vem intensificando projetos em defesa do meio ambiente, com a arborização de áreas urbanas, contribuindo para melhorar a vida das pessoas”, ressaltou.
A secretária Executiva de Natal, Danielle Mafra, coordenadora do Planta Natal, também destacou a importância do evento para Natal, afirmando que o atual modelo de beneficiamento de árvores nativas para arborização de ruas e avenidas, como também a criação do novo Horto Municipal do Baldo vai facilitar o manejo de mudas. “Já plantamos mais de 16 mil mudas de árvores em Natal de diversas espécies nativas adaptadas à região, visando garantir os benefícios da arborização. Na próxima quinta, vamos entregar o novo horto municipal do Baldo, que será um espaço moderno e que vai contribuir e muito com o projeto Planta Natal’, disse.
A programação desta 9° edição do ENAU foi de 13 até o dia 15 de junho, e contou com palestras, minicursos, e mesas redondas. O evento apresentou orientações para a realização de políticas públicas voltadas para a arboricultura e o meio ambiente em todo o Nordeste.