Empresa paraibana é a única marca do Nordeste em exposição em Milão
OFFICINA participa do mais importante evento de movelaria mundial com projetos inspirados no interior nordestino
A OFFICINA, marca paraibana de móveis planejados, desembarca na Itália como a única empresa do Nordeste a participar da exposição “Design Transforma Milão”, como parte do circuito oficial de eventos do Fuorisalone Milano, evento que ocorre até 12 de junho em conjunto com o Salão de Móveis e a Semana de Design de Milão, os mais importantes eventos do setor moveleiro e de decoração do mundo. A participação acontece por um convite da Abimóvel e Apex Brasil, em uma parceria que vai levar peças exclusivas assinadas pelo designer brasiliense Marcelo Bilac.
O resultado do projeto são as linhas CO-BO-GO e CA-RI-RI, fortemente inspiradas nas paisagens do interior nordestino.
Para a OFFICINA, o desafio ficou por conta de desenvolver, pela primeira vez, uma linha de móveis prontos. “São produtos que não fazem parte do nosso portfólio e isso nos inquietou a aprender e desenvolver algo novo. Para isso, buscamos parceiros para nos acompanhar nesta jornada e junto com o Marcelo Bilac buscamos fornecedores locais, para que a história fosse construída com o nosso povo”, comenta Soni Cassiano, sócia-diretora da OFFICINA.
A linha de painéis CO-BO-GO teve como referência as paredes vazadas que surgiram no Nordeste no final dos anos 1920, com o objetivo de permitir a entrada de luz e ar nas casas. “Foi a maneira que encontrei para agregar cultura e funcionalidade,” detalha Marcelo BIlac.
O designer revela que essas características fizeram sentido para o mobiliário, pois a Paraíba é uma região quente e úmida. “Penso que a brasilidade é isto, nós contarmos histórias, as histórias dos nossos pais e da nossa região através do mobiliário” afirma.
Segundo Marcelo, os painéis de madeira desenvolvidos conectam os sentidos de conforto, funcionalidade e design, destacados pelas estampas geométricas vazadas, que remetem aos ícones dos costumes e cultura do estado da Paraíba.
A localização geográfica do estado também influenciou as peças. Como João Pessoa está localizada no litoral, a ventilação proporcionada pela brisa do mar era algo importante ao desenvolver as peças e o cobogó conseguia atender a todas essas necessidades.
Entre as formas geométricas utilizadas nos elementos vazados dos móveis, estão alguns ícones como os florais e as bandeirinhas de São João. “Busquei traços orientados pelas referências das antigas igrejas do Centro Histórico de João Pessoa, assim como na tradição cultural da festa junina no Nordeste”, reforça Marcelo.
Já a linha CA-RI-RI foi inspirada no Lajedo do Pai Mateus, um dos cenários mais emblemáticos da Paraíba. A formação rochosa da região, marcada pela sinuosidade e equilíbrio das formas arredondadas das pedras de granito, impressionaram o designer, que decidiu desenvolver algo inspirado no local.
Para desenvolver as peças, a OFFICINA buscou parceiros e fornecedores locais. “Foi uma decisão que tomamos desde o começo, para que essa história fosse contada com o nosso povo. Somos uma empresa nordestina e poder trazer essa regionalidade para dentro deste projeto e ver que é possível brilhar no cenário internacional, trazendo o contexto da brasilidade, tem sido motivo de muito orgulho,” acrescenta Soni.
O resultado foram sofás, poltronas e complementos inspirados no relevo e cores da região, com peças revestidas de algodão orgânico colorido, produto característico da Paraíba e que encantou o profissional. “Isso me fascinou, porque as cores do algodão são exatamente as cores das pedras,“ revela o designer.
“O design tem por sua principal função encontrar respostas às necessidades individuais ou coletivas da sociedade. E o projeto da linha CA-RI-RI traz consigo a beleza e o conforto certificado pelas tramas de algodão colorido que são genuinamente paraibanas”, elabora Bilac.