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Empresa do metrô de Salvador quer linha até Feira de Santana com viagem de 45 minutos

Você já imaginou fazer a viagem entre Salvador e Feira de Santana em apenas 45 minutos? Essa é a proposta do Trem Regional da Bahia, um projeto que está sendo estudado pela CCR, a empresa que administra o metrô de Salvador.

Feira de Santana é a principal cidade do interior do Nordeste.

A CCR enviou no final de julho uma MIP (Manifestação de Interesse Privado) para alguns órgãos do Governo da Bahia, solicitando a realização de estudos e a convocação da iniciativa privada para avaliar a viabilidade da implantação, operação e manutenção do Trem Regional no trecho Salvador – Feira de Santana.

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A MIP é um instrumento jurídico que permite que uma empresa privada apresente propostas para a realização de obras ou serviços públicos que sejam de interesse do poder público. Após o envio, cabe ao governo analisar a viabilidade técnica da obra e abrir a licitação caso decida pela sua execução.

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Benefício para 4 milhões de pessoas

A BR-324 é a rodovia que liga Salvador e Feira de Santana.

Segundo o documento da CCR, o Trem Regional beneficiaria diretamente mais de 4 milhões de pessoas. O trem teria estações em Salvador e Feira de Santana, além de paradas em cidades importantes como Simões Filho, Candeias e Santo Amaro.

O governador Jerônimo Rodrigues já havia confirmado que a construção da malha do Trem Regional no estado era um “objetivo da sua gestão” e que realizaria estudo de viabilidade técnica e econômica para sua implantação. O gestor inclusive já se reuniu com equipes da CCR para discutir o assunto.

Feira de Santa é a maior cidade do interior do Nordeste e tem rodovias que ligam todas as regiões do Brasil. Além disso, é um polo comercial bastante conhecido e também é caminho da capital baiana para um dos destinos turísticos mais visitados na região: a Chapada Diamantina.

Investimento de R$ 2,6 bilhões

O metrô de Salvador mudou a realidade da população com deslocamentos longos em tempo rápido.

A estimativa da CCR é que o projeto custe R$ 2,6 bilhões com um custo anual de R$ 280 milhões para manutenção do modal. A ideia da concessionária é realizar a obra em parceria com o poder público, através de uma PPP (Parceria Público-Privada) com um prazo de vigência de 30 anos pela administração.

O documento não especifica de onde o trem sairia na capital baiana, mas considera o entorno do distrito de Humildes, às margens da BR-101, como o ponto de chegada na Princesa do Sertão, com a provável implantação de um sistema rodoviário integrado que ligasse o modal ao centro de Feira através do Anel de Contorno.

A tabela abaixo resume o projeto do Trem Regional da Bahia.

Informações sobre o Trem Regional da BahiaValor
Tempo de viagem entre Salvador e Feira de Santana45 minutos
Distância entre Salvador e Feira de Santana103 km
População beneficiada diretamente pelo Trem RegionalMais de 4 milhões de pessoas
Cidades importantes que teriam paradas do Trem RegionalSimões Filho, Candeias e Santo Amaro
Custo estimado do projeto do Trem RegionalR$ 2,6 bilhões
Custo anual estimado da manutenção do modalR$ 280 milhões
Ponto de chegada do Trem Regional em Feira de SantanaDistrito de Humildes, às margens da BR-101

 

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