O encontro realizado na semana passada na sede da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) em Brasília teve como principal objetivo a criação de um plano de ação conjunto com o Consórcio Nordeste. Este plano visa a comercialização de produtos turísticos no mercado internacional.
Além de promover os destinos, o acordo deverá gerar investimentos, emprego e renda para os moradores da região
Segundo o Portal de Dados da Embratur, em 2023, os estados nordestinos receberam 256.633 visitantes estrangeiros, sendo a maioria (64,46%) oriunda da Europa. Os estados que mais atraíram turistas internacionais foram Bahia, Ceará e Pernambuco. Nos primeiros quatro meses deste ano, 110.290 turistas estrangeiros visitaram destinos no Nordeste.
“No Brasil, tanto em nossos estados quanto no país como um todo, recebemos um número de turistas bem abaixo do nosso potencial turístico. Este é um trabalho contínuo que está alcançando novos recordes, tanto em termos de turistas nacionais quanto internacionais”, destacou a secretária executiva do Consórcio Nordeste e secretária de Turismo de Alagoas, Bárbara Faustino.
LEIA TAMBÉM:
– Nordeste tem dois locais em lista de destinos sustentáveis
– Paraíba vai abrir cinco mil vagas de concurso público
– Pequena cidade do Nordeste é destaque no mundo da moda
Ela acrescentou: “Essa parceria com a Embratur é essencial para impulsionarmos o desenvolvimento econômico e todo o segmento de serviços ligados à atividade turística. Sem dúvida, o turismo é um motor fundamental para o crescimento econômico de todo o Nordeste.”