Empresários de Sergipe terão agora acesso facilitado ao crédito para impulsionar novos investimentos. Nesta quarta-feira (21), a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) formalizou um protocolo de intenções com o Banco do Estado de Sergipe (Banese) para operar os recursos do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste. O anúncio foi feito durante um roadshow realizado na capital sergipana, em colaboração com os governos estadual e municipal, e contou com a presença do vice-governador Zezinho Sobral, representando o governador Fábio Mitidiere, do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, além de secretários, parlamentares e líderes do setor produtivo.
Esta iniciativa é parte da estratégia de aproximação da Sudene com os entes federativos e instituições envolvidas no desenvolvimento regional. Danilo Cabral, superintendente da Sudene, enfatizou a importância de aproveitar as oportunidades disponíveis para o Nordeste, especialmente com a nova gestão federal. “Nossa região tem potencial para ser a solução do Brasil, promovendo o desenvolvimento regional e gerando oportunidades para nossa população”, destacou. Durante o evento, foram apresentados os fundos regionais (FNE e FDNE) e os incentivos fiscais como opções de crédito para empreendimentos de todos os portes.
O vice-governador Zezinho Sobral elogiou a presença da Sudene no estado e ressaltou a importância desses mecanismos para impulsionar novos negócios e o desenvolvimento local. Milton Andrade, presidente da Agência Sergipe de Desenvolvimento (Desenvolve-SE), salientou que o crescimento econômico é fundamental para o desenvolvimento social, e destacou os esforços para superar a média de crescimento regional.
LEIA TAMBÉM:
– Nordeste mira 100% de isenção no IPVA de carros elétricos
– Os 10 maiores atletas nordestinos da história
– Nordeste terá produção de combustível com planta nativa
Por sua vez, o prefeito Edvaldo Nogueira enfatizou a necessidade de um novo ciclo econômico que estimule o empreendedorismo, reduza desigualdades e promova a inclusão. Ele ressaltou a importância da parceria entre o poder público e o setor privado para impulsionar o desenvolvimento econômico do estado.
Parceria para democratizar o acesso a crédito
Durante o evento, a Sudene e o Banco de Sergipe (Banese) assinaram um protocolo de intenção para que o banco estadual posso operar recursos do FDNE. “Essa é uma diretriz do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de democratizar o acesso a crédito e, por isso, estamos trabalhamos para diversificar nossas parcerias com as instituições financeiras “, afirmou o diretor Heitor Freire.
O presidente do Banese, Marcos Queiroz, comemorou a formalização da parceria. “Ela dá a noção do que o estado de Sergipe tem em potencial. E nós estamos dando um passo na história do Banese, porque finca mais um pé do alicerce para que possa desempenhar seu papel de indutor do desenvolvimento do estado”, disse o presidente do banco, Marcos Queiroz.