O Nordeste Está Aqui!

InícioEntretenimentoDragão do Mar segue com programação em homenagem ao Dia do Teatro...

Dragão do Mar segue com programação em homenagem ao Dia do Teatro e do Circo em Fortaleza

Série de apresentações traz cinco espetáculos cênicos ao longo da semana, com exibição às 19h, no canal do Dragão no Youtube

Dando continuidade à programação que celebra o Dia Nacional do Circo e o Dia Mundial do Teatro, comemorado no próximo dia 27, o Centro Dragão do Mar segue até o dia 31 de março com uma série de apresentações artísticas voltadas para essas duas linguagens. Ao longo desta semana, serão exibidos cinco espetáculos, sempre a partir das 19h, no YouTube do Dragão. (youtube.com/dragaodomarcentro).

- Continua depois da publicidade -

Na terça-feira (23), será apresentado “Carne Preta, Pele Rara”, performance/pesquisa do Incidente Coletivo que aponta o ‘estado de emergência’ no qual os/as corpos/as pretos/as se encontram, numa sociedade onde o racismo é institucionalizado. O coletivo é integrado por três artistas fortalezenses que têm o desejo de criar e somar potencialidades e de, a partir do teatro, expressar suas inquietações. Assim como outros trabalhos do grupo, o espetáculo é o desdobramento de uma pesquisa realizada do Mestrado Profissional em Arte do IFCE, que investiga os/as corpos/as/es pretos/as/es na criação cênica/audiovisual, questões de identidade, gênero e as violências relacionadas a esses corpos.

A Companhia Itinerante de Malabares conta, na quarta-feira (24), em “O Circo de Uma Mulher Só”, a história da palhaça Florida Pereba, que, cansada de se sentir coadjuvante no universo majoritariamente masculino do circo, parte em busca de realizar seu sonho: ter seu próprio espetáculo. Buscando desconstruir a imagem da mulher em um padrão ideal romântico do belo, sublime e perfeito, a personagem apresenta os conflitos e dilemas da mulher contemporânea. Na busca de sua autonomia e independência, sendo protagonista da própria vida, contraria a passividade imputada à mulher. De forma lúdica e cômica, a pesquisa convida as famílias para refletirem sobre a importância da reinvenção.

Na quinta-feira (25), Dyego Stefann apresentará “Vetor Contrário”, resultado de suas pesquisas sobre dança acrobática e suas relações com a dança contemporânea, capoeira, parkour e outras modalidades, num solo em que os movimentos representam sempre a iminência do abismo, da queda, e o desafio da própria existência. O projeto foi gestado em 2015, durante o Curso Técnico em Dança, com a apresentação do solo “TransiTO”, e, em 2021 transforma-se a partir das pesquisas realizadas dentro do CoLaboratório de Artes Circenses na modalidade de acrobacia de solo. A apresentação transita entre a resistência e a dualidade: “Estar em pé é um desafio à queda, assim como estar vivo é um desafio à morte. Um corpo que dança, salta e gira estará sempre na iminência do abismo. Aquele que caminha em direção à queda ou mesmo à morte vive em busca do abismo, desafiando a quem se não a necessidade do existir”, afirma Stefann.

A Trupe Motim de Teatro exibe o drama existencial “Delírio sem fim” na sexta-feira (26). A peça é uma releitura do espetáculo “Rabiscos de uma quase existência”, apresentado pelo próprio grupo, livremente inspirado no Teatro da Crueldade de Antonin Artaud, no livro “Van Gogh, o suicidado pela sociedade”, e nos movimentos surrealistas. A atuação, o cenário, o figurino e sonoplastia conduzem o espectador a uma experiência sensorial na qual as ações fazem fluir a mensagem decorrida, abrindo possibilidades para diversas interpretações. O grupo trata questões como a solidão dos homens, a incompreensão dos gênios e a loucura com um viés filosófico, convidando o espectador a embarcar em uma experiência onde o sentir é mais importante do que o entender.

No domingo (28), “Luzes e Cheiros Ancestrais”, do Grupo Ninho de Teatro, falará da vivência em terreiros e memórias de mestras e mestres da cultura popular do Cariri cearense, a partir das lembranças e narrativas passadas de geração para geração.

Mais informações sobre as próximas programações podem ser acessadas no site do Dragão do Mar, clicando aqui.

Programação de 23 a 28 de março
Sempre às 19h

YouTube do Dragão
Dia 23 – “Carne Preta, Pele Rara” – Incidente Coletivo – 32min – 12 anos
Dia 24 – “O circo de uma mulher só” – Companhia Itinerante de Malabares – 35min27 – Livre
Dia 25 – “Vetor Contrário” – Dyego Stefann – 6min28 – Livre
Dia 26 – “Delírio sem fim” – Trupe Motim de Teatro / Chico Henrique – 35min – 12 anos
Dia 28 – “Luzes e Cheiros Ancestrais” – Grupo Ninho de Teatro – 18min42 – Livre

Serviço:
“Mês do Circo e do Teatro no Dragão” – atrações de 23 a 28 de março
Horário: 19h
Local: No YouTube do Dragão do Mar (youtube.com/dragaodomarcentro)
Classificação etária: diversa
Acesse o site do Dragão (www.dragaodomar.org.br) e confira a programação completa.

Luciana Vasconcelos – Ascom Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura – Texto
FONTE: SECOM CE

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Workshop de gestão empresarial passará por cinco cidades do Nordeste

Evento realizado pelo especialista Marcus Marques tem objetivo de apresentar as habilidades da maestria empresarial para acelerar os resultados dos negócios. Entre 23 e 27...