Ainda fechado em respeito ao decreto estadual que orienta ao isolamento social como forma de enfrentamento ao avanço do novo coronavírus, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC) segue realizando programações e produzindo conteúdos de arte, cultura e conhecimento nos seus canais de comunicação. Por meio do Museu de Arte Contemporânea, o CDMAC traz, neste mês de agosto, a renomada curadora e pesquisadora de Artes Visuais Rosely Nakagawa para ministrar dois workshops gratuitos, que serão transmitidos ao vivo no canal do Dragão do Mar no YouTube. O primeiro, “Curadoria como espaço de ações e relações entre o artista e o público”, acontecerá nos dias 20 e 21 de agosto, e o segundo, “Expografia como forma de interação com o público e o Museu”, será realizado nos dias 27 e 28 de agosto, sempre das 18h às 19h30. As inscrições devem ser feitas no site do Dragão do Mar.
As inscrições para o workshop “Curadoria como espaço de ações e relações entre o artista e o público” serão abertas nesta quinta-feira (13) e seguem até a próxima terça-feira (18), podendo ser efetuadas neste link. Ao longo dos dois encontros virtuais, será discutido o papel do curador, incluindo o título e suas atribuições, na produção, na educação artística e na cultura contemporânea brasileira, a partir de questões relacionadas a: curadoria e formação de público; diferenças de ação entre o curador e o artista e o curador e o público; formação do curador; relações com o artista; relações com o público, colecionadores, galerias e instituições públicas e privadas. A formação, ministrada por Nakagawa, contará com a mediação de Chico Cavalcante, gestor de acervo e montagem do MAC Dragão.
Já o workshop “Expografia como forma de interação com o público e o Museu”, também conduzido por Rosely, contará com mediação da arte educadora do MAC Andrea Dalveroni. O curso abordará o papel da expografia como acessório de fruição da obra para todos os públicos, incluindo a acessibilidade e públicos especiais, a partir de questões relacionadas a: equipamentos acessíveis, instalações e roteiros de visita, projetos desenvolvidos e características de obras contemporâneas. As inscrições poderão ser feitas entre 20 e 26 de agosto, através deste link.
As formações são voltadas para estudantes e profissionais de Artes Visuais, bem como interessados em geral no tema. Inscritos receberão certificado mediante comprovação de presença durante as aulas.
Sobre a ministrante
Rosely Nakagawa é arquiteta formada pela Fauusp, com especialização em Museologia e Semiótica da Comunicação. Tem atuado como curadora, editora e coordenadora cultural em diversas instituições, museus, galerias e Secretarias de Cultura. Fundou a primeira galeria de fotografia do Brasil com Thomas Farkas em 1979, a Galeria Fotoptica. Coordenou a Casa da Fotografia Fuji ( 1994/2004 ), as galerias FNAC no Brasil( 1999/2009 ), onde pode acompanhar a melhor produção da fotografia brasileira contemporânea. Atua como curadora nos principais museus de São Paulo, Pinacoteca do Estado, Masp, MAM, MAC, MIS, e Instituições como Itaú Cultural e Instituto Moreira Salles, Sesc, Senac e Videobrasil. No Brasil, atua especialmente em Fortaleza como consultora da Secult Ceará e em Belém do Pará, na Casa das Onze Janelas, no Museu de Arte do Pará e Museu de Arte de Belém. Como curadora independente, tem realizado mostras internacionais no MOMA PS/1, Guggenheim /NY, Nagoya Meptropolitan Museum of Photography, Fundação Calouste Gulbenkian, MUDE Museu de Design de Lisboa, entre outros.
Serviço:
Workshop “Curadoria como espaço de ações e relações entre o artista e o público”
Dias: 20 e 21 de agosto, quinta e sexta
Horário: 18 às 19h30
Inscrições: de 13 a 18 de agosto
Workshop Expografia como forma de interação com o público e o Museu
Dias: 27 e 28 de agosto, quinta e sexta
Horário: 18 às 19h30
Inscrições: de 20 a 26 de agosto
Cursos com certificado mediante comprovação de presença
Transmissão: canal do Dragão do Mar no YouTube
Programação Gratuita | Acessível em Libras
Classificação etária: Livre
FONTE: SECOM CE