O Nordeste Está Aqui!

InícioCotidianoDia do Nordestino: 10 personalidades da região que você precisa conhecer

Dia do Nordestino: 10 personalidades da região que você precisa conhecer

O Dia do Nordestino é comemorado neste dia 8 de outubro. E para celebrar essa data, nada melhor do que elencar personalidades que fizeram a diferença na Região. O NE9 fez um levantamento dos principais nomes que não ganharam tanta notoriedade quanto o Rei do Baião Luiz Gonzaga para que você possa conferir e conhecer ainda mais a nossa gente.

Para começar, a criação desta data é uma homenagem ao centenário do poeta popular, compositor e cantor cearense Antônio Gonçalves da Silva, conhecido como Patativa do Assaré (1909 – 2002).

- Continua depois da publicidade -

Nomes como Luiz Gonzaga, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Belchior, Raul Seixas e tantos outros da cena musical preferimos deixar de fora, para premiar aqueles que não são tão conhecidos como estes citados. 

Assim, vamos elencar algumas dessas figuras logo abaixo.

 

 

10 – Rachel de Queiroz foi uma tradutora, romancista, escritora, jornalista, cronista prolífica e importante dramaturga brasileira. Autora de destaque na ficção social nordestina, foi a primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras em 1977, foi a primeira mulher galardoada com o Prêmio Camões.

 

9 – Epitácio Pessoa – Paraibano que foi presidente dos Três Poderes (República, Senado e STF) e ainda foi juiz do Tribunal de Haia. Com um currículo desses, não poderia ficar de fora dessa lista.

 

8 – Maria da Penha é uma ativista brasileira, nasceu no estado do Ceará. A Lei Nº 11.340, de 7 de agosto de 2006, é conhecida como Lei Maria da Penha em nome das vítimas de violência doméstica.

 

7 – Rui Barbosa – Advogado e jurista baiano que se enveredou pela política, jornalismo e literatura. Um dos intelectuais mais conhecidos do seu tempo, atuou incansavelmente para o nascimento da República no Brasil. Foi coautor da constituição da Primeira República juntamente com Prudente de Moraes. Ruy Barbosa atuou na defesa do federalismo, do abolicionismo e na promoção dos direitos e garantias individuais.

 

6 – Antônio Conselheiro – Cearense que foi parar no interior baiano e lá criou um país só para ele e os seus. Foi um líder religioso, uma figura carismática que fundou Canudos e resistiu bravamente na luta contra o exército da República, que incomodado com o ar messiânico de Conselheiro criou uma guerra para tirá-lo do poder. A Guerra de Canudos até hoje é notória, assim como o seu líder, que é considerado um dos heróis da Pátria.

 

 

5- Chico Science – Ativista cultural pernambucano responsável pelo surgimento do movimento Manguebeat. Nele, as periferias e subúrbios bradavam que a cultura pode ser fonte de educação e renda para a população mais vulnerável e que a cultura tradicional pode se misturar com a indústria cultural e dali sair um universo novo de possibilidades.

4-  Augusto dos Anjos

A voz mais ímpar da literatura pré-moderna nacional, Augusto dos Anjos é até hoje um dos poetas mais lidos e mais reeditados no Brasil, mesmo tendo produzido apenas um livro. Paraibano, foi professor, mas morreu jovem. Contudo, sua obra, apesar de pequena é única e cultuada no mundo inteiro.


3 – Maria Quitéria

Maria Quitéria nasceu onde hoje é Feira de Santana, no estado da Bahia. Ela foi a primeira militar do Brasil. Participou ativamente nas lutas pela independência em 1822. Contudo, começou sua carreira aos 19 anos e teve que se vestir como um homem para ser aceita no Regimento de Artilharia sob o nome de Medeiros.

Mesmo depois de sua identidade revelada, continuou no exército. Foi aclamada e condecorada até pelo Rei com a insígnia de Cavaleiro da Ordem Imperial do Cruzeiro. Uma das principais mulheres da cultura nordestina.

2 – Nise da Silveira e Anna Nery

Nise da Silveira foi uma psiquiatra alagoana que revolucionou o tratamento de doenças mentais. Ela enxergou a riqueza de seres humanos que estavam no meio do caminho entre a loucura e a exclusão total. Entre o aceitável e o abominável. Ela se rebelou contra a psiquiatria que aplicava violentos choques para “ajustar” pessoas e propôs um tratamento humanizado, que usava a arte para reabilitar os pacientes.

Ao mesmo tempo,  Anna Justina Ferreira Nery, mais conhecida como Anna Nery ou Ana Néri, foi uma enfermeira brasileira, pioneira da enfermagem no Brasil. Suas contribuições para a a área de saúde no Brasil são enormes e por isso merece reconhecimento.

1 – Irmã Dulce nasceu no estado da Bahia e recebeu o título de Santa Dulce dos Pobres, sendo a primeira santa brasileira com milagres reconhecidos canonizada pelo Vaticano. Seu trabalho com a população vulnerável da Bahia é único. De receber os mais humildes para higiene, alimentação e cuidados com a saúde até a construção de um hospital que vive de doações. Fez um trabalho extraordinário que até hoje sobrevive graças ao esforço de parentes e seguidores.

 

 

FONTE: Da Redação do NE9

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Por que os times do Nordeste “não podem brigar por nada”?

A recente declaração do atacante Marinho, do Fortaleza, após a derrota para o Internacional por 2 a 1 no Estádio Beira-Rio, vai além de...