O Dia de São José é celebrado neste domingo (19) e tem um significado especial no Nordeste. Um dos santos mais queridos entre os brasileiros, ele é padroeiro da Igreja Católica e seu dia é referência para os agricultores nordestinos que buscam uma boa colheita. Contudo, é preciso chover no dia para trazer bons presságios.
De acordo com o professor Francisco Emílio Surian, mestre em Teologia pela PUC São Paulo, “o Papa Pio XII o apresentou como Padroeiro dos Operários e São João Paulo II como Guardião do Redentor. Com tantos títulos, São José não perde a marca que o eternizou para os cristãos: o pai humilde”, disse Surian em entrevista à CNN.
Já o Papa Francisco identificou o santo como o homem que amou Jesus com o coração de pai: “Pai amado, Pai na ternura, Pai na obediência, Pai no acolhimento, Pai com coragem criativa, Pai trabalhador, Pai na sombra”.
O historiador Rafael Lins lembra que a devoção a São José também alcança a classe trabalhadora. Ele lembra que São José chega a ter duas datas comemorativas, quando o Vaticano cristianizou o dia 1º de maio para comemorar o dia de São José Operário.
O José da vida real
A princípio, a verdade é que São José representa a própria crença no Deus vivo. Basta pensar o quanto ele deve ter aguentado como ser humano das infâmias que ouvia por ser casado com uma virgem que engravidou do Divino Espírito Santo.
Homenagens
Ao mesmo tempo, não é à tôa que ele é padroeiro de estados, cidades. Dá nomes a ruas, bairros, escolas. E a expectativa pela passagem do seu dia é enorme. Com novenas, procissões e todo tipo de homenagem. Até medalhinha sua escondida em bolo para comemorar o dia 19 de março.
Reza pela chuva
Contudo, aqui na região Nordeste, o ponto alto é a chuva cair no Dia de São José. É um ótimo presságio sobre a colheita. A festa fica ainda maior e a expectativa da chegada do São João, ou de uma ótima festa da colheita, se torna realidade. Viva São José!