O Nordeste Está Aqui!

InícioCotidianoDetrito do 'meteoro' que passou no Nordeste cai no Piauí

Detrito do ‘meteoro’ que passou no Nordeste cai no Piauí

Na madrugada do último sábado, um espetáculo celeste surpreendeu moradores de cinco estados do Nordeste brasileiro. Um detrito espacial, conhecido como bólido, iluminou o céu e fez a “noite virar dia” por alguns instantes.

A Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon) revelou que o objeto se fragmentou e caiu em solo piauiense

O diretor-técnico da Bramon, Marcelo Zurita, explicou o fenômeno em um vídeo publicado pela rede. Segundo ele, o bólido causou um clarão no céu de cinco estados devido ao seu tamanho. O fenômeno ocorreu nos céus de cidades do Piauí, Ceará, Pernambuco, Paraíba e Bahia.

- Continua depois da publicidade -

Zurita, que também é membro da Associação Paraibana de Astronomia (APA), esclareceu que o bólido é um meteoro muito luminoso. A princípio, ocorre pela passagem atmosférica de uma rocha espacial em altíssima velocidade. A estimativa é que o objeto tinha entre dois e três metros de diâmetro antes de se fragmentar.

Os fragmentos resultantes da queda são os meteoritos e possuem grande valor científico. Ao mesmo tempo, são importantes para museus e colecionadores. Na região piauiense, onde os meteoritos atingiram o solo, estima-se que exista uma grande quantidade desses fragmentos.

Atração por ímãs

Curiosamente, as pedras de meteorito têm uma fina camada preta na superfície, mas seu interior é da cor de concreto e apresenta pequenas pintinhas metálicas. Esses fragmentos são atraídos por ímãs, tornando-os objetos de interesse para estudos científicos e apreciação pública.

LEIA TAMBÉM:
Novos relatos revelam que a 1ª cidade do Brasil é do Nordeste
Chuva de Meteoros ilumina o céu de 5 estados do Nordeste
Nordeste recebe R$ 605 milhões em investimentos do PAC para os Portos da região

Esse evento celeste nos lembra da vastidão do universo e da importância de monitorar e estudar os detritos espaciais que cruzam nosso céu. Afinal, mesmo em sua queda, esses fragmentos nos proporcionam fascinantes descobertas sobre o cosmos.

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Bahia publica estudo sobre Febre Oropouche em revista científica dos EUA

Técnicos da vigilância da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) publicaram um estudo no prestigiado periódico Emerging Infectious Diseases do Centro de...