Início » Economia » Descubra o Porto no Nordeste que disparou 82% na movimentação de cargas

Economia

Descubra o Porto no Nordeste que disparou 82% na movimentação de cargas

Um porto no Nordeste chamou atenção pelos números robustos de movimentação de cargas. Trata-se do Porto de Areia Branca, no Rio Grande do Norte. Ele registrou um crescimento histórico na movimentação de cargas em abril, com ...
Redação, da Agência NE9
27 de junho de 2025 - às 08:37
Atualizado 27 de junho de 2025 - às 08:37
3 min de leitura

Um porto no Nordeste chamou atenção pelos números robustos de movimentação de cargas. Trata-se do Porto de Areia Branca, no Rio Grande do Norte. Ele registrou um crescimento histórico na movimentação de cargas em abril, com um aumento de 82,3% em comparação com o mesmo período do ano passado. O destaque foi a exportação de sal, produto no qual o estado é líder nacional, responsável por 95% da produção do país.

A princípio, os dados, divulgados pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), mostram que o Nordeste como um todo também teve desempenho positivo, com 7,7 milhões de toneladas movimentadas – um aumento de 7% em relação a abril de 2024.

Por que o Porto de Areia Branca disparou sua movimentação de cargas?

Porto de Areia Branca é o principal ponto de escoamento do sal produzido no estado. Em abril, foram 376 mil toneladas do produto que passaram pelo porto. Isto indica um crescimento de 56,9% em relação ao mesmo mês do ano anterior.

Ao mesmo tempo, o sal é um produto estratégico para a economia potiguar, sendo utilizado em diversas indústrias, desde alimentícia até química. Desse modo, o aumento na movimentação indica forte demanda internacional e reforça a importância do porto para o abastecimento do mercado interno e externo.

Crescimento na movimentação de outros produtos

Além do sal, outros produtos tiveram desempenho expressivo nos portos nordestinos:

✅ Soja – Com 2 milhões de toneladas movimentadas, um aumento de 15,4%, consolidando o Porto de Itaqui (MA) como o principal hub de escoamento da região.
✅ Fertilizantes – Aumento de 39,2%, totalizando 600 mil toneladas.
✅ Contêineres – Crescimento de 9,2%, somando 1,1 milhão de toneladas.

O Porto de Areia Branca é responsável pela movimentação de 95% do sal do Brasil.

Investimentos e planejamento impulsionam resultados

Alex Ávila, secretário Nacional de Portos, destacou que o bom desempenho é resultado de investimentos e planejamento estratégico:

“O crescimento observado na movimentação de cargas nos portos do Nordeste mostra que o planejamento do Governo Federal para a retomada da economia está dando certo. Os investimentos realizados nos últimos anos têm gerado desenvolvimento e melhorado os indicadores econômicos da região.”

Portanto, com números tão positivos, fica claro que os portos do Nordeste estão se tornando pontos-chave para o comércio exterior e o desenvolvimento regional.

LEIA TAMBÉM
REC’n’Play 2025 promete agitar o Recife
Dois aeroportos do Nordeste estão no TOP 10 de passageiros do Brasil
Ceará supera a soma de todo o Sul e Sudeste em Olimpíada de História
Entenda a história dos fósseis do Nordeste que voltarão da Europa