Você já imaginou construir um helicóptero com suas próprias mãos? Pois é o que fez Antônio de Matos, um morador de Capim Grosso, no interior da Bahia. Ele usou um motor de Fusca, ferro, fibra, parafuso de aço e muita criatividade para criar uma aeronave experimental que pretende levantar voo em breve.
Antônio, que tem 40 anos, conta que sempre sonhou em voar desde criança. Como não tinha dinheiro para comprar um helicóptero, ele resolveu fazer o seu próprio. Há cinco anos, ele começou a planejar o projeto por cinco anos e nos últimos 10 meses, ele intensificou o trabalho. Ele diz que se inspirou em vídeos na internet e em livros sobre aviação.
O helicóptero desenvolvido pelo baiano tem cerca de 4 metros de altura com quase 1 metro de largura e cabe apenas uma pessoa, o piloto. A estrutura é feita de ferro, fibra, parafuso de aço, que ele diz ser “leve, redondo e resistente”. O motor é de um Fusca 1974, que ele adaptou para gerar potência suficiente para girar as hélices. Ele também instalou um painel com instrumentos básicos, como velocímetro, altímetro e bússola.
Equipamento testado em solo
Antônio afirma que já testou o helicóptero em solo e que ele funcionou bem. Ele espera conseguir a autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para realizar o seu primeiro voo. Segundo ele, aeronaves experimentais não podem sobrevoar áreas com muitas habitações nem exercer atividades comerciais.
LEIA TAMBÉM
– Eclipse Solar fará ‘show especial’ no céu de 5 cidades do Nordeste
– Nordeste mostra sua diversidade com os indicados ao Grammy Latino
– Estado do Nordeste vai receber 1 milhão de turistas e R$ 2 bi na economia na alta temporada
– Estado do Nordeste vai puxar o crescimento do Brasil em 2023
– NORDESTE DE OLHO: projeção de crescimento da economia no Brasil dispara
O inventor diz que não tem medo de voar e que confia na sua criação. Ele revela que o seu sonho é poder voar sobre a sua cidade e ver a paisagem do alto. Ele também espera inspirar outras pessoas a seguirem os seus sonhos. “O céu é o limite”, diz ele.
O vídeo abaixo mostra a invenção e o inventor.