Ramo de franquias no setor registra alta tanto em faturamento quanto em número de unidades
Mesmo com os impactos do ramo de entretenimento infantil terem sofrido uma pequena queda em atividades presenciais devido a pandemia de COVID19, este mercado ainda segue em alta, e projeta um crescimento significativo para os próximos anos.
De acordo com a 18ª Pesquisa Global de Entretenimento e Mídia 2017-2021, da PwC, o mercado de mídia e entretenimento crescerá a uma média anual de 4,2% nos próximos cinco anos. Em 2021, a projeção foi de que faturou mundialmente US$ 2,23 trilhões.
Para realizar essa pesquisa, 17 segmentos do setor foram analisados em 54 países, representando cerca de 80% da população mundial. No Brasil, o faturamento do setor de mídia e entretenimento se aproxima dos US$ 43,7 bilhões em 2021.
Entre estes setores, está o de entretenimento infantil, que em muitas de suas vertentes, tem apresentado também um crescimento.
Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), o segmento de varejo voltado para crianças cresce cerca de 6% ao ano.
Entre 2013 e 2019, de acordo com dados da Euromonitor, o volume de vendas anual de produtos do setor cresceu 45,6%, somente no Brasil. Passando de R$ 2,7 bilhões para R$ 3,9 bilhões.
Lazer e entretenimento infantil segue em alta no Brasil
Quem vê resultados positivos para o mercado de nicho infantil são também franquias direcionadas para os pequenos. É o caso da YouPlay, espaço de entretenimento infantil que oferece brinquedos e diversos tipos de brincadeiras para as crianças.
Depois de passar por um momento crítico com a pandemia, a rede viu uma expansão de unidades que deixou o tamanho da rede 300% maior durante o ano de 2021, com o indicador de vendas nas mesmas unidades 10% acima do que se obtinha antes da pandemia, projetando um crescimento de 100% n número de franqueados para os próximos três anos.
De acordo com Giuliano Carioca, CEO da Youplay Group, franquia que oferece espaços de entretenimento infantil, “o crescimento do mercado infantil, até o início da pandemia, obtinha taxas de crescimento compatível com as taxas de natalidade reportadas pelo IBGE, não tendo nenhum tipo de oscilação significativa. Com a pandemia, a realidade de ter que prover entretenimento e educação dentro dos lares criou oportunidades para o desenvolvimento de conteúdo digital e o aumento significativo de oportunidades para entrantes nesse mercado e empresas já estabelecidas para a criação de novos tipos de serviços e receitas. Entendemos que o mundo digital ainda é pouco explorado para conteúdo infantil educativo e de entretenimento, com muito espaço para novos empreendedores e modelos de negócio disruptivos, tanto para serviços existentes quanto para novos serviços concebidos para ambiente digital, mas com componentes associados a um no ambiente físico.”
Os negócios focados no mercado infantil já se mostraram promissores em diversos países. Não é diferente no Brasil. Mesmo porque no país existem mais de 38,79 milhões crianças com idade de até 13 anos.
Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de franquias infantis movimenta R$ 2 bilhões por ano no Brasil.