A Copa do Nordeste 2023 deve ter seus detalhes definidos nesta terça-feira (25), durante reunião na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
O encontro vai contar com representantes dos tipos participantes da competição, incluindo o pré-Nordestão.
Para esta reunião, o principal dilema da CBF é conseguir o apoio de todas as federações estaduais com a liberação de datas da sua competição, abrindo mão para a disputa da Copa do NE.
A princípio a competição começaria no início de janeiro com as equipes que não garantiram vaga de maneira antecipada para a fase de grupos. A intitulada Pré-Copa do Nordeste teria a participação de 16 times que jogariam duas fases eliminatórias na casa do time melhor ranqueado e os quatro classificados se juntariam aos 12 já garantidos na 2ª na fase.
Outra discussão levantada é a conquista da vaga para a Pré-Copa do Nordeste. A Liga optou em utilizar o ranking da CBF como parâmetro para decidir quem seriam os participantes. Contudo, alguns clubes se sentem desprestigiados por conta da campanha no estadual no ano anterior terem sido melhor comparado com os “agraciados” com a vaga.
Com esse critério defendido pelos responsáveis pela competição, o Vitória (25º), CSA (30º), Confiança (44º), Santa Cruz (46º), Ferroviário (52º), América-RN (61º) e Treze (67%) garantiram vaga para a fase eliminatória.
Enquanto essas agremiações estão programadas para disputar a fase de mata-mata da competição, 12 outros já estão classificados para a fase de grupo. Atlético de Alagoinhas, Bahia, Sergipe, Sport, Náutico, CRB, Campinense, ABC, Ceará, Fortaleza, Sampaio Corrêa e Fluminense-PI.
Lembrando que os estados da Bahia, Pernambuco e o Ceará, por serem melhores ranqueados, garantem duas vagas diretas na fase de grupo da competição.
A expectativa é que o pontapé inicial ocorra no dia 5 de janeiro com os primeiros jogos.
FONTE: Da Redação, com o A Tarde