O técnico Carlo Ancelotti anunciou nesta segunda-feira (3) a lista de jogadores convocados para os dois últimos amistosos da Seleção Brasileira em 2025 — contra Senegal, no dia 15 de novembro em Londres, e contra Tunísia, em 18 de novembro, em Lille, França.
A princípio, a convocação reforça o ciclo de preparação para o Mundial de 2026 e traz algumas surpresas, entre elas dois atletas nordestinos: o pernambucano Luciano Juba e o paraibano Matheus Cunha.
Luciano Juba: estreia e reconhecimento
O lateral-esquerdo (também admite atuar como ponta-esquerda) Luciano Juba é natural de Serra Talhada (PE). Essa foi a primeira convocação dele para a Seleção Brasileira. Além disso, é a segunda vez que um atleta do Bahia é chamado neste ano. Jean Lucas também foi lembrado por Ancelotti neste ano.
Em sua coletiva, Ancelotti elogiou:
“Um perfil técnico muito importante. Ontem fez uma assistência muito boa para o gol do Bahia. Um jogador que pode jogar também por dentro. Acredito que, pela evolução dele, ele merece que a gente faça uma avaliação.”
Para Juba, foi momento de realização:
“Hoje posso dizer que realizo meu sonho de criança de ter a honra de vestir a camisa da Seleção Brasileira…”
A convocação de Juba representa uma valorização da base nordestina e marca uma abertura para atletas que se destacam fora dos grandes centros tradicionais.

Matheus Cunha: volta com força e origem nordestina
O atacante paraibano Matheus Cunha, natural de João Pessoa (PB), integra novamente a lista da Seleção Brasileira para os amistosos de novembro.
Esta será mais uma oportunidade para Cunha mostrar seu futebol a nível internacional, após temporadas de altos e baixos, reforçando a presença nordestina em níveis elevados do futebol nacional.
Contexto geral da convocação e motivações
Ancelotti ressaltou que a convocação busca dar continuidade a um processo de definição da equipe, especialmente considerando a próxima Copa-do-Mundo.
“Nas últimas convocações fizemos várias alterações para fazer testes. Agora creio que vou ter uma equipe mais definida. Nessa convocação tenho jogadores como Luciano Juba, que quero avaliar; temos muitos jogadores do Brasileirão, é um bom nível do campeonato.”
A presença de atletas do futebol nacional, somada à renovação da lista, mostra uma estratégia de mesclar juventude, experiência e talento emergente.
Importância para o Nordeste e o futebol brasileiro
- A convocação de Juba e Cunha representa reforço simbólico e prático da representatividade do Nordeste nos altos níveis da Seleção Brasileira.
- Para Juba, trata-se da primeira convocação — um passo importante para atletas fora dos clubes de maior projeção nacional.
- Para Cunha, a origem na Paraíba soma-se à experiência internacional, consolidando-o como opção ofensiva confiável.
Próximos passos
Antes de mais nada, a Seleção Brasileira joga esses últimos amistosos do ano com foco na Copa. Assim, após os jogos em Londres e Lille, o time iniciará as preparações finais rumo ao Mundial de 2026, que será co-sediado por México, Canadá e Estados Unidos. Para Juba e Cunha, essa convocação abre uma janela de oportunidade: se bem aproveitada, pode significar espaço no plantel para grandes competições futuras.
Confira todos os convocados
GOLEIROS
Bento – Al-Nassr
Ederson – Fenerbahçe
Hugo Souza – Corinthians
DEFENSORES
Alex Sandro – Flamengo
Caio Henrique – Mônaco
Danilo – Flamengo
Éder Militão – Real Madrid
Fabrício Bruno – Cruzeiro
Gabriel Magalhães – Arsenal
Luciano Juba – Bahia
Marquinhos – Paris Saint Germain
Paulo Henrique – Vasco da Gama
Wesley – Roma
MEIO-CAMPISTAS
Andrey Santos – Chelsea
Bruno Guimarães – Newcastle
Casemiro – Manchester United
Fabinho – Al-Ittihad
Lucas Paquetá – West Ham
ATACANTES
Estêvão – Chelsea
João Pedro – Chelsea
Luiz Henrique – Zenit
Matheus Cunha – Manchester United
Richarlison – Tottenham
Rodrygo – Real Madrid
Vinicius Jr. – Real Madrid
Vitor Roque – Palmeiras
LEIA TAMBÉM


