A Embaixada dos Estados Unidos está fazendo tudo que pode para diminuir o tempo de espera para a emissão do primeiro visto de Negócios e Turismo (B1/B2), em linha com a meta divulgada por Geoff Freeman, CEO da US Travel Association, durante o IPW 2023, de reduzir o tempo de emissão de vistos de 527 dias para menos de um mês. Além de expandir equipe, fazer hora extra e ampliar o prazo para renovação dos vistos, a embaixada anunciou novas medidas.
Kimberly Kelly, ministra-conselheira para Assuntos Consulares e chefe de Operações de Vistos na Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, destacou o que as equipes têm feito para reduzir o tempo de espera dos solicitantes de vistos após o acúmulo de pedidos causado pela pandemia. Além das medidas que já foram divulgadas pelo M&E, outras duas são novidades: expediente aos sábados e abertura de um novo Centro de Entrega de Documentos no Recife, único posto consular no Nordeste.
“Como resultado, o tempo de espera para a maioria das categorias de visto, como, por exemplo, visto de estudantes, está inferior a 15 dias. Já para a renovação do visto B1/B2, a espera é ainda menor, cerca de 3 dias”
“Estamos trabalhando incansavelmente para oferecer a melhor experiência possível aos brasileiros que desejam viajar para os EUA. Nossa prioridade é diminuir o tempo de espera para a entrevista, e estamos trabalhando em diversas frentes para isso — contratação de novos funcionários, horas extras e operações aos sábados são algumas das medidas que foram tomadas. Também foi aberto um novo Centro de Entrega de Documentos no Recife, que já está funcionando”, disse ela.
De acordo com Kimberly, a iniciativa vai ajudar a reduzir o tempo de espera e melhorar o atendimento aos solicitantes que precisam de uma entrevista pessoal. “Como resultado, o tempo de espera para a maioria das categorias de visto, como, por exemplo, visto de estudantes, está inferior a 15 dias. Já para a renovação do visto B1/B2, a espera é ainda menor, cerca de 3 dias. Queremos oferecer um serviço consular mais ágil e eficaz aos brasileiros que querem conhecer os EUA”, finalizou.
FONTE: MERCADO E EVENTOS