O Nordeste Está Aqui!

InícioEconomiaConsórcio Nordeste e Banco Mundial se reúnem amanhã em Brasília com pauta...

Consórcio Nordeste e Banco Mundial se reúnem amanhã em Brasília com pauta sobre o Hidrogênio Verde

Amanhã em Brasilia o Banco Mundial e o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste anunciarão uma parceria voltada para impulsionar o progresso dos estados que compõem essa região do Brasil. A colaboração será formalizada por meio da assinatura de um Memorando de Entendimento, visando o avanço da cadeia produtiva do Hidrogênio Verde, transformando a região em um polo global dessa fonte de energia. Adicionalmente, o acordo entre as partes busca criar novas cadeias de valor nos estados, consolidando o Nordeste como um centro da economia sustentável.

Os objetivos são claros: os estados almejam estabelecer mecanismos financeiros que viabilizem futuros projetos relacionados ao hidrogênio de baixa emissão de carbono e à preservação do bioma Caatinga. Além disso, buscam explorar potenciais oportunidades em projetos de energia solar, água e saneamento. O consórcio também pretende fomentar a troca de experiências, conhecimentos e investimentos em infraestrutura pública digital para ampliar a conectividade, desenvolver plataformas digitais, implementar boas práticas em segurança cibernética e promover o desenvolvimento de habilidades digitais.

- Continua depois da publicidade -

Johannes Zutt, diretor do Banco Mundial para o Brasil, destacou:

“Este Memorando de Entendimento que estamos firmando reflete nosso compromisso sólido de colaborar com o progresso dos estados do Nordeste em quatro áreas fundamentais: transição energética, com foco no desenvolvimento do hidrogênio verde e geração eólica offshore; envolvimento comunitário; preservação da Caatinga; e avanço digital. Esperamos que este seja apenas o primeiro passo de uma parceria de longo prazo”.

João Azevedo, presidente do Consórcio Nordeste e governador da Paraíba, ressaltou:

“O Nordeste se tornará o principal produtor mundial de hidrogênio verde. Já temos grandes investimentos em energia solar e eólica, e diversos empreendimentos iniciarão suas atividades nos próximos anos. Essa parceria proporcionará a troca de experiências, além de apoio técnico a projetos que contribuirão para o desenvolvimento de nossa região”.

LEIA TAMBÉM:
Estado do Nordeste vai receber 1 milhão de turistas e R$ 2 bi na economia na alta temporada
PARA APROVEITAR O NORDESTE: Azul terá novas rotas e rede de voos expandida saindo de Recife na alta temporada
O que esperar do clima do Nordeste para o restante de 2023?
Duplicação de BR que corta 2 estados vai beneficiar 1,5 milhão de nordestinos

O Banco Mundial e os membros do consórcio irão compartilhar conhecimentos, ideias e aprendizados. Além disso, unirão esforços e expertise, colaborando na organização e execução de projetos e pesquisas, e avaliando regularmente a eficácia do trabalho.

Estarão presentes no evento o presidente do Consórcio Nordeste e governador da Paraíba, João Azevedo; o secretário-executivo do Consórcio Nordeste, Carlos Gabas; o diretor do Banco Mundial para o Brasil, Johannes Zutt; bem como os demais governadores da Região.

REDAÇÃO com ME

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Hidrogênio Verde: Estado do Nordeste terá investimento de R$ 111 bilhões

Um estado do Nordeste terá um investimento considerável em combustível limpo. E é o Rio Grande do Norte, que está em plena expansão no campo...