Início » Cotidiano » Conheça um projeto nordestino de IA que concorre a premiação mundial

Cotidiano

Conheça um projeto nordestino de IA que concorre a premiação mundial

O projeto Piauí Inteligência Artificial, iniciativa pioneira do governo do Piauí, foi selecionado como um dos vencedores da edição de 2025 do Prêmio UNESCO-Rei Hamad Bin Isa Al-Khalifa.
Redação, da Agência NE9
13 de outubro de 2025 - às 07:47
Atualizado 13 de outubro de 2025 - às 07:47
3 min de leitura

A educação do Nordeste ganhou destaque no cenário internacional! O projeto Piauí Inteligência Artificial, iniciativa pioneira do governo do Piauí, foi selecionado como um dos vencedores da edição de 2025 do Prêmio UNESCO-Rei Hamad Bin Isa Al-Khalifa para o Uso de Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) na Educação.

A princípio, o anúncio coloca o estado do Piauí na vanguarda da discussão e implementação da Inteligência Artificial de forma crítica e acessível nas escolas públicas.

O que é o Projeto Piauí Inteligência Artificial?

Criado em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Secretaria de Educação do Piauí, o programa tem um objetivo ambicioso: integrar a IA ao currículo escolar de forma obrigatória, do 9º ano do Ensino Fundamental ao final do Ensino Médio.

Diferente de iniciativas que apenas inserem tecnologia em sala de aula, o projeto piauiense oferece um programa de aprendizagem de três anos que combina atividades digitais e presenciais, com um forte componente de ética da IA integrado em todos os seus módulos. Assim, isso garante que os alunos não apenas aprendam a usar a tecnologia, mas também a compreender suas implicações sociais.

Reconhecimento Internacional e Impacto

Ao mesmo tempo, a UNESCO destaca que o projeto “incentiva lideranças locais para a integração responsável da IA” e o elogiou por ser “acessível em ambientes com poucos recursos”. O Piauí Inteligência Artificial disputou com 86 iniciativas de todo o mundo, propostas por mais de 50 países e organizações não governamentais.

Para você entender a dimensão do projeto, preparamos uma tabela com os dados principais:

ItemDescrição
Nome do ProjetoPiauí Inteligência Artificial
PremiaçãoPrêmio UNESCO-Rei Hamad Bin Isa Al-Khalifa 2025
Objetivo PrincipalImplantar a disciplina de Inteligência Artificial de forma crítica e ética na rede pública estadual
Público-AlvoAlunos do 9º ano do Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio
Número de Alunos ImpactadosMais de 90 mil alunos por ano
Número de Escolas540 escolas públicas
Professores CapacitadosMais de 680 professores
Duração do CurrículoPrograma de aprendizagem de três anos
ParceriasGoverno do Piauí, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Destaque da UNESCOModelo abrangente e inclusivo, capaz de empoderar educadores para o uso ético da IA
urimas Ita Ime Piaui educação

A educação no Piauí tem transformado a vida de milhares de estudantes.

Um Modelo para o Futuro da Educação

O júri internacional do prêmio classificou o projeto como um “modelo abrangente e inclusivo”, capaz de empoderar educadores e agentes sociais para promover o uso ético e responsável da inteligência artificial.

Em nota, o Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) comemorou a seleção, afirmando que ela “reflete a importância atribuída pelo Brasil às tecnologias digitais como aliadas do desenvolvimento social e educacional”.

Por que esse Prêmio é Tão Importante?

O reconhecimento pela UNESCO valida não apenas o sucesso do projeto, mas também o seu método inovador e inclusivo. Em um mundo onde a IA está cada vez mais presente, preparar os jovens para entender, criticar e utilizar essa tecnologia de forma consciente é um passo fundamental para reduzir desigualdades e construir um futuro mais justo.

O Piauí Inteligência Artificial serve agora como um farol, inspirando outros estados e países a seguirem o mesmo caminho.

Assuntos