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Conheça os finalistas do Nordeste do Prêmio Escolas Sustentáveis

A educação que transforma o presente e constrói um futuro mais verde e justo tem nome, sobrenome e endereço. Três escolas do Nordeste foram consagradas como finalistas nacionais do Prêmio Escolas Sustentáveis 2025, e seus projetos ...
Redação, da Agência NE9
18 de setembro de 2025 - às 08:55
Atualizado 18 de setembro de 2025 - às 08:55
5 min de leitura

A educação que transforma o presente e constrói um futuro mais verde e justo tem nome, sobrenome e endereço. Três escolas do Nordeste foram consagradas como finalistas nacionais do Prêmio Escolas Sustentáveis 2025, e seus projetos inspiradores mostram como alunos e professores estão virando a chave para o desenvolvimento sustentável em suas comunidades.

A princípio, a premiação é uma iniciativa da Fundação Santillana em parceria com a Organização de Estados Ibero-americanos (OEI). Ao mesmo tempo, a premiação inclui um valor em dinheiro e vaga na grande final internacional, que acontecerá no Rio de Janeiro, em 21 de outubro, onde enfrentarão os melhores projetos do México e da Colômbia.

De acordo com Luciano Monteiro, diretor executivo da Fundação Santillana no Brasil, o prêmio é sobre criar um legado. “Esse portfólio de iniciativas inovadoras é uma das partes mais valiosas. Compartilhar todas essas experiências nos permite valorizá-las e inspirar outras escolas da América Latina”.

Conheça os projetos nordestinos que estão colocando a educação brasileira no mapa da sustentabilidade:

1. Filtro separador de água e óleo (Coaraci, BA)

Escola Sagrada Família

O problema era grave: o principal rio que abastece a cidade de Coaraci, no sul da Bahia, estava sendo contaminado pelo descarte irregular de óleos automotivos de lava-jatos locais. Contudo, diante desse desafio socioambiental, alunos e professores da Escola Sagrada Família arregaçaram as mangas.

A solução? Eles projetaram, desenvolveram e testaram um filtro separador de água e óleo de baixo custo, perfeitamente adaptável para pequenos negócios. O projeto vai muito além da feira de ciências: engaja a comunidade, conscientiza os proprietários e oferece uma solução prática e acessível para proteger o rio e a saúde pública, alinhando-se diretamente com os ODS 6 (Água Potável e Saneamento) e 11 (Cidades Sustentáveis).

2. Pátio Naturalizado (Salvador, BA)

CMEI União da Boca do Rio

Como garantir o direito ao brincar e ao contato com a natureza para crianças que vivem em uma comunidade periférica marcada pelo concreto e pelas desigualdades? A resposta do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) União da Boca do Rio foi poderosa: transformar o pátio.

Através de um processo profundamente democrático que ouviu as crianças, educadores e famílias, o espaço de cimento deu lugar a um pátio naturalizado. Com brinquedos de materiais reaproveitados e elementos da natureza, o projeto é uma forma de “rexistência” ao racismo ambiental. Ele se tornou uma sala de aula ao ar livre, promovendo o desenvolvimento integral das crianças, fortalecendo vínculos comunitários e garantindo o direito a uma infância sustentável.

3. Vila Verde: ODS em Prática (Recife, PE)

Escola Vila Aprendiz

Esta escola de Recife pegou a agenda dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e transformou em ação prática no dia a dia. O projeto “Vila Verde” integra sustentabilidade no currículo desde a primeira infância, com resultados quantificáveis impressionantes.

A escola implementou um sistema robusto de compostagem (que já desviou 6,6 toneladas de resíduos do aterro), logística reversa, uso de energia solar e até um biodigestor. Seus números falam por si: geração de 3 toneladas de adubo, economia de R$ 1,5 mil revertidos para uma cooperativa de catadores e a redução de 3 toneladas de CO₂. Dessa forma, o trabalho foi tão impactante que rendeu à Vila Aprendiz o Selo Verde do Governo de Pernambuco, tornando-a a primeira escola do estado a receber a honraria por suas práticas ambientais, sociais e de governança (ESG).

Resumo dos Projetos Finalistas do Nordeste

Assim, a tabela abaixo resume os três projetos inspiradores:

Nome do ProjetoEscolaLocalizaçãoObjetivo PrincipalODS Envolvidos
Filtro Separador de Água e ÓleoEscola Sagrada FamíliaCoaraci, BADesenvolver um filtro de baixo custo para evitar a poluição de rios por lava-jatos.6, 11, 12
Pátio NaturalizadoCMEI União da Boca do RioSalvador, BATransformar o pátio de cimento em um espaço natural de brincar e aprender, combatendo o racismo ambiental.3, 4, 11, 15
Vila Verde: ODS em PráticaEscola Vila AprendizRecife, PEIntegrar práticas de sustentabilidade (compostagem, energia solar, logística reversa) no currículo escolar.4, 7, 11, 12, 13

Em suma, esses projetos provam, de forma tangível, que a escola é um potentíssimo agente de transformação social. Desse modo, eles mostram que quando a educação sai dos muros e abraça os problemas reais da comunidade. Portanto, o resultado é um futuro mais sustentável e cheio de possibilidades para todos.

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