Você já imaginou comer um sushi nordestino? E feito com purê de macaxeira e carne de bode? Pois essa é uma das delícias que você pode encontrar no Festival Sabores de Juazeiro. O evento ocorre o dia 12 de novembro na cidade baiana. Uma oportunidade de conhecer e apreciar os produtos nativos da região do Rio São Francisco, que dão origem a pratos, drinks, lanches, petiscos e sobremesas de dar água na boca.
O tema desta 3ª edição do festival é “De Juazeiro para o Mundo”, e o objetivo é valorizar a identidade local através dos sabores. São diversos estabelecimentos participando, oferecendo cardápios especiais que exploram as riquezas gastronômicas da região. Além de saborear as delícias, os visitantes também podem curtir performances musicais, apresentações audiovisuais, de cultura e folclore.
Entre as opções que você pode provar no festival, estão o Arroz Úmido de Carneiro, do Le’Brasis, que mistura arroz com carneiro e tripa; o sanduíche Matusalém, do Saint Burguer, que leva American Bread, Carne do Sol Desfiada, Cebola Roxa, Queijo Coalho e Melaço de Cana; e o Sushi Nordestino, do Caminho de Casa, que combina Alga Marinha, Purê de Macaxeira, Cream Cheese, Carne de Bode Desfiada com Molho Teriyaki. Para saber mais sobre o festival, acesse o perfil @saboresdejuazeiro no Instagram.
LEIA TAMBÉM:
– Capital do Nordeste pode mudar de nome em breve
– Nordeste lidera novas rotas com 62 voos só na alta temporada
– Nordeste tem maior cidade do Brasil com tarifa zero no transporte
– O plano de transformar os tubarões de PE em atração turística
Esquina do Mundo
Mas se você prefere uma experiência mais cosmopolita, que tal visitar o Festival Esquina do Mundo, que acontece até o dia 18 de novembro em Arraial d’Ajuda, distrito de Porto Seguro? O festival reúne 44 restaurantes locais, que apresentam pratos inspirados nas lembranças de viagens dos chefs de cozinha. O tema deste ano é “Lembranças de Viagens”, e a proposta é mostrar como as experiências de viagens enriquecem o cardápio do chef de cozinha.
Você pode degustar pratos como o Confit de Pato com Creme de Pequi e Polenta Cremosa com Cogumelos Frescos, do Restaurante Maitei, ou o Bobó de Frutos do Mar, do Paulo Pescador. A abertura do festival contou com a presença da renomada chef Helena Rizzo, e o encerramento ficará por conta do chef Olivier Anquier. Para saber mais sobre o festival, acesse o perfil @festivalesquinadomundo no Instagram.