O Nordeste Está Aqui!

InícioPolíticaConheça o programa Salvador do Futuro

Conheça o programa Salvador do Futuro

A metrópole baiana avança mais um passo na ampliação de sua diversificação econômica através da inclusão digital. Ontem, segunda-feira (16), o prefeito Bruno Reis e a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), Mila Paes, apresentaram o Programa Salvador do Futuro, em um evento realizado no edifício da Neonergia, na Praça da Sé.

- Continua depois da publicidade -

Uma das iniciativas centrais do projeto é a instalação do novo campus do Senai Cimatec Digital, no segundo andar do edifício.O Cimatec Digital tem como objetivo atrair e capacitar talentos na área digital, promovendo o desenvolvimento de novos negócios baseados em tecnologia, principalmente no Centro Histórico de Salvador.

A escola oferecerá formação em sete áreas:

  •  Robótica
  • Inteligência Artificial
  •  Realidade Aumentada
  • Digitalização
  • Computação Quântica
  •  Games e Multimídia
  •  IoT.

A previsão é que a estrutura comece a operar a partir do primeiro semestre de 2024, com um investimento total de R$ 7 milhões, incluindo obras e aquisição de equipamentos.

O prefeito Bruno Reis destacou:

‘Essa era uma promessa do nosso plano de governo: criar uma escola digital para formar profissionais nesta área. Hoje, os números mostram que há 10 milhões de desempregados no Brasil, com 800 mil vagas sem profissionais qualificados para ocupá-las. Por isso, buscamos na academia o que há de melhor. O Senai Cimatec tem uma série de iniciativas na área de tecnologia, com uma ampla experiência e know-how’.

O prefeito acrescentou que já existem empresas interessadas em firmar parcerias para contratar pessoas capacitadas na escola digital, incluindo a Coelba Neoenergia. A Prefeitura também disponibilizará um número de vagas para capacitação gratuita para a população de baixa renda.

LEIA TAMBEM:

Nordeste vai ganhar o primeiro hotel seis estrelas
2023 ainda terá mais três feriados, sendo dois feriadões
Estado do Nordeste terá projeto de Hidrogênio Verde mais ambicioso do mundo
Ceará é o segundo estado que mais exporta calçados no Brasil

O Salvador do Futuro é guiado por três pilares:

1 – Educação, com o desenvolvimento de cursos de capacitação;
2 – Inovação e Negócios, com apoio ao empreendedorismo digital e fortalecimento de pequenos negócios;
3 – Desenvolvimento Urbano e Social, com implementação de atividades estratégicas nas áreas tech, social e econômica do Centro Histórico.

Mila Paes, titular da Semdec, destacou uma série de ações desenvolvidas pela Prefeitura na área de tecnologia e enfatizou a necessidade de Salvador impulsionar essa matriz econômica com uma nova perspectiva.

‘Com a escola digital, o Cimatec vai unir empregabilidade, atraindo empresas que trabalham nessa área. A Prefeitura vai envolver a população para que todos participem desse processo de transformação econômica que estamos buscando para a cidade, por meio da tecnologia, inovação e criatividade’.

A plataforma disponibilizará 7 mil bolsas de estudos em carreiras digitais – vendas, desenvolvimento e cibersegurança (em parceria com a Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia), através do link salvadortech.salvador.ba.gov.br. O ambiente virtual já conta com mais de 15 mil pessoas cadastradas e já certificou 3 mil alunos.

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Workshop de gestão empresarial passará por cinco cidades do Nordeste

Evento realizado pelo especialista Marcus Marques tem objetivo de apresentar as habilidades da maestria empresarial para acelerar os resultados dos negócios. Entre 23 e 27...