Uma das premissas mais verdadeiras do ser humano é que ele tem a capacidade de se reinventar. Seja em qual for a área, sempre um jeito aparece para transpor barreiras. E, neste caso que vamos relatar, a teoria se mostra favorável. Isto porque cientistas do Rio Grande do Norte criaram um fogão que não precisa do caríssimo gás de cozinha para funcionar.
Isso mesmo! Sem gás de cozinha. Funcionando apenas com energia solar. A criação é do engenheiro Mário César de Oliveira Spinelli. É feito de sucata, espelhos e materias de baixo custo. Além de colaborar com o meio ambiente, ele custou apenas R$ 150.
Ele é capaz de assar 9 bolos ao mesmo tempo, muito superior a fornos convencionais. Contudo, também foram preparados pizza, bolo, lasanha e até empanados, e com sucesso total.
De acordo com o professor Luiz Guilherme Meira de Souza do laboratório de Engenharia da UFRN, a energia solar é social, abundante e renovável, estando disponível para todos e em todo lugar e precisa de maior interesse dos governos e empresas.
O princípio é bem simples, ele transforma a radiação solar em calor, gerando um efeito estufa e aquece água, cozinha e assa alimentos.
Agora, esperamos ver esse equipamento o quanto antes beneficando todos os nordestinos e brasileiros.
FONTE: Da Redação do NE9, com o Engenharia Hoje